Página Inicial > Profissões > Profissões: O que Faz um Dentista?

Profissões: O que Faz um Dentista?

Um dentista, cirurgião-dentista ou médico dentista é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, cuja atividade pode ser executada em consultório próprio ou em âmbito público.

No Brasil, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista foi estabelecido em 25 de outubro, quando se comemora a criação da primeira faculdade de odontologia (Medicina e Arte Dentária), na Bahia.

A saúde bucal é essencial em qualquer idade. Na primeira visita, o dentista fará perguntas buscando levantar um pouco do histórico do estado geral do paciente. As consultas de rotina, que incluem a limpeza dos dentes e a profilaxia, devem ser feitas a cada seis meses. Essa manutenção ajuda a manter a integridade e higiene dos dentes e a evitar o desenvolvimento de inconvenientes que podem causar dor, visto que o paciente recebe orientações quanto à escovação e ao uso do fio dental. Qualquer mudança de estado ou sintoma estranho deve ser comunicado ao profissional.

Na higienização dentária, o dentista usará instrumentos especiais para raspar a região do dente localizada abaixo da linha da gengiva, removendo placa e tártaro que podem originar gengivite, cáries e mau hálito. Poderá também passar fio dental e polir os dentes. Na profilaxia, ele fará um exame cuidadoso dos dentes, da gengiva e da mucosa da boca, procurando sinais de enfermidades. O objetivo é manter a saúde da sua boca e, se houver problemas, identificá-los e tratá-los o mais rápido possível, antes que se agravem.

Em caso de riscos de doença e dependendo dos sintomas apresentados, o dentista poderá solicitar radiografias para melhor diagnosticar o problema. Quando ocorre danos aos ossos do maxilar ou da mandíbula, dentes com traumas, abscessos, tumores e cáries, é comum o pedido de uma radiografia panorâmica, pois proporciona uma imagem completa da arcada dentária inferior e superior e auxilia na análise da oclusão e da relação entre os diferentes dentes.

O dentista forma-se em faculdade como cirurgião-dentista e pode optar por várias especialidades: clínica geral (que encaminha para um especialista quando há necessidade de intervenção), ortodontia, odontopediatria, odontogeriatria, endodontia, periodontia, prótese, cirurgia, traumatologia bucomaxilofacial (trata as fraturas faciais e faz cirurgias de correção de má formação óssea), dentística, implantodontia, saúde coletiva, radiologia odontológica. Os Ministérios da Saúde e Educação dão uma particular atenção à saúde coletiva por meio de mutirões de saúde.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!