Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Plantar e Cultivar Bromélias

Plantar e Cultivar Bromélias

A bromélia é uma flor de origem botânica das Bromeliáceas que acolhe mais de 3000 espécies, além de milhares de híbridos. Com apenas uma só exceção à regra, todas as demais opções de bromélias são nativas das Américas. O abacaxi é a mais conhecida de todas elas. Pra você ter uma ideia, só no Brasil, há mais de 1500 espécies desta linda planta.

 

bromelia comprar

 

Ao contrário do que conta a lenda e do que muitos afirmam e reforçam, estas plantas na verdade não são parasitas. Elas são totalmente adaptáveis, tanto que apresentam uma incrível resistência pra sobreviver. Além disso, as bromélias ainda contam com inúmeras variedades de formatos e cores, agradando os mais diferentes gostos e necessidades de decoração.

 

bromelia laranja

 

Divididas em aproximadamente 50 diferentes gêneros, a maioria das bromélias pode ser plantada e cultivada em vasos, troncos e também xaxim. A espécie cresce em vários tipos de solos e necessita de alguns cuidados especiais na hora de seu tratamento: gostam muito de suas raízes molhadas de forma moderada, portanto sempre devemos regá-las seguindo estas dicas.

 

bromelia rosa

 

E por falar em água, saiba que apesar desta espécie costumar acumular líquido entre as suas folhas, alguns estudos puderam comprovar que essas plantas não são consideradas foco de mosquito da dengue. Quanto à luz solar, é preciso tomar cuidado para não deixá-la bater diretamente nas folhas das plantas, portanto claridade em luz difusa é o ideal.

 

bromelia roxa

 

Sua adubação deve ser feita com todo o cuidado e muito critério, já que as plantas são sensíveis e absorvem nutrientes com total facilidade.

 

bromelia vermelha

 

As bromélias florescem uma só vez na vida e após isso, a planta consegue uma brotação lateral que substitui a planta anterior. Dependendo da espécie, algumas disponibilizam inflorescência exuberante de longa duração, durando meses.

 

vaso com bromelia

 

O cultivo de bromélias é uma atividade considerada muito rentável. A qualidade de mudas produzidas, especialmente, em viveiros possui superioridade se comparada às que são nativas. Nos vasos ou em demais recipientes, em jardins, em árvores ou até mesmo no chão, formando conjuntos, as bromélias conseguem fazer grande sucesso como atração e destaque na jardinagem tropical e são a sensação nos mais renomados projetos de paisagismo.

Compartilhe: