Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Pisos: Aprenda a Instalar Pisos sem Erros

Pisos: Aprenda a Instalar Pisos sem Erros

Como fazer a instalação de pisos sem erros.

Fazer a instalação de pisos de forma correta na residência é algo que poderá fazer toda a diferença. Por este motivo, é de fundamental importância que sejam realizados os ajustes corretamente para não termos erros tanto quanto a aplicação e durabilidade e a estética do ambiente.

Saiba como preparar corretamente o contrapiso e a impermeabilização do espaço.

As cerâmicas e os porcelanatos exigem dos usuários um contrapiso que seja feito de forma nivelada. Quanto maior for o formato de sua placa, mais será a atenção ao nivelamento de sua base. De forma geral a massa precisa ter traços equivalentes de 3 : 1, ou seja, três partes de areia e uma de cimento, para ficar assim com uma consistência média, nem pastosa e nem arenosa.

No caso de uma retirada de revestimentos antigos, procure fazer a devida regularização do espaço com areia, com cimento e adesivo. O processo de impermeabilização do contrapiso é fundamental em todos os locais que tiver água com abundância, do contrário os revestimentos poderão ter a absorção suficiente para gerar infiltrações no espaço.

O que devemos utilizar para assentar e rejuntar as peças corretamente?

Na hora de se escolher as argamassas é de fundamental importância para seguir todas as devidas recomendações de fabricantes. Adotar uma argamassa de AC III é possível se aplicar em todas as situações, mas por ter uma colagem é ela que será mais recomendada no caso de formatos maiores.

Para o caso de rejuntes, procure eleger os produtos impermeáveis e antifúngicos, principalmente em áreas como o banheiro. Versões em epóxi podem ser utilizadas e são bem vindas, pois não são porosas e não encardem posteriormente.

Quem indica o melhor instalador?

Tanto os arquitetos, como os engenheiros que utilizam as cerâmicas conhecem os seus instaladores experientes. Caso existam problemas de execução, o primeiro responsável é o profissional que realizou todo o comando da obra.

Muitos revendedores indicam colocadores especializados, estes que apesar de algumas vezes serem mais caros, se responsabilizam por trabalhos que possam ser tanto mal feitos ou por uma lajota que foi quebrada por exemplo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!