Página Inicial > Viagens > Brasil > Pirenópolis, Cidade Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Pirenópolis, Cidade Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Pirenópolis é uma cidade do Estado de Goiás, no Brasil. Considerado patrimônio histórico e artístico nacional, Pirenópolis guarda uma das maiores riquezas histórico-nacionais do país. A cidade foi fundada por espanhóis de origem catalã, no século XVIII, e recebeu este nome muito provavelmente por conta da semelhança que guarda com a região dos Pirineus na Europa.

Além disso, a cidade de Pirenópolis conta com uma riqueza histórica que pode ser totalmente vislumbrada em seu histórico, que era a região tida como urbana durante a época da mineração do ouro e grande produtora de algodão no final do século XIX.

No entanto,  não apenas de riqueza histórica vive a cidade: ela guarda uma paisagem natural exuberante como cachoeiras lindíssimas, e um folclore cheio de surpresas que conta hoje com o chamado ecoturismo, que cada vez mais é um dos chamarizes da cidade de Pirenópolis.

Para o turista que vai à Pirenópolis, há sem sombra de dúvida uma infraestrutura para receber todos os visitantes, a cidade não deixa nada a desejar de tantas outras cidades turísticas espalhadas pelo país.  A cidadezinha do interior de Goiás atrai, inclusive, diversos ciclistas por conta das trilhas que cercam o local. Em Pirenópolis também há muitos artesãos que comercializam a sua arte, que acompanha ainda o estilo barroco presente em diversos pontos arquitetônicos espalhados em especial na região central.

Cidade colonial que preserva as suas tradições, é ainda uma cidade muito quente. Vale lembrar que Pirenópolis está localizada no centro-oeste do Brasil, no Estado de Goiás, onde faz um tempo muito seco, em grande parte do ano.

Assim como outras tantas cidades importantes do país, Pirenópolis nasceu justamente por conta do processo das bandeiras. As descobertas de ouro pelos bandeirantes trouxeram os primeiros colonos à região. Em 1727, surgiram as Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte, o vilarejo que daria origem à Pirenópolis.

Quem vai a Pirenópolis vai encontrar uma vegetação e um solo que são típicos do serrado brasileiro – arbustos retorcidos, solo, rico em depósitos minerais como o cristal de quartzo, brilha ao sol. A flora, apesar de castigada sem trégua pelo sol, resiste bravamente e se mostra em uma infinidade de cores, formas e frutos. O mesmo pode ser percebido em relação à fauna: não é difícil cruzar com um tamanduá-bandeira ou uma seriema uma vez que estes animais fazem parte da composição e da própria natureza local.

A cidade conta com boa infraestrutura para receber os turistas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!