Página Inicial > Animais > Os Lindos Pinguins de Magalhães

Os Lindos Pinguins de Magalhães

Os queridos Pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) são grandes aves que poderão ser encontradas nas regiões das Malvinas, Argentina e Chile realizando assim vários tipos de movimentos considerados migratórios e sazonais para todo o Brasil.

Estes animaizinhos incríveis contam com hábitos mito interessantes e bastante gregários tanto nos mares como em terra, e quando estão em atividades consideradas como reprodutivas são alguns tipos de aves que melhor podem se adaptar a vida aquática.

Saiba mais sobre as adaptações dos Pinguins-de-Magalhães

Dentre todas as adaptações deste animal, podemos observar que seus ossos são pneumáticos, e por isso eles são aves proporcionalmente pesadas, com um pescoço e seu bico mais grossos, pernas curtas, com uma inserção distal, cauda bem curta, modificações de asas em aletas que acabam funcionando como uma espécie de remo na locomoção na água, suas narinas surgem em fendas e glândulas de sal bem desenvolvidas com a função de eliminar o excesso de sal que são expostos em águas do mar.

Outra particularidade bastante interessante é que estes animais são bem adaptados para o ambiente marinho, e possuem adaptações para o frio como uma espessa almofada de penas que acaba armazenando uma camada de ar, e uma espessa camada de gordura e uma reduzida com relação corporal de superfície e de volume.

Uma outra particularidade bastante interessante é que estes animais acabam nadando com uma grande velocidade para fugir de todos os seus predadores mais habituais, dentre eles temos os tubarões, os pinípedes, as orcas, entre vários outros e podem atingir uma velocidade equivalente de 36 a 40 km/h nadando até 170km em apenas um dia. Suas patas tem membranas interdigitais e são utilizadas como lemes, sendo que o primeiro dedo é dirigido parcialmente para a frente, integrando assim a sua membrana natatória.

Além disto os pinguins de Magalhães são classificados por sua união internacional de conservação da natureza como uma espécie quase ameaçada de extinção. Por isso com a ideia de evitar a possível situação de ameaça, começou no ano de 2010 a elaboração conjunta de um tipo de projeto nacional de monitoramento, buscando assim a sua construção e implementação de forma coletiva. Todo o processo envolve personalidades da sociedade e também o governo de vários países do mundo como por exemplo o Brasil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!