Página Inicial > Empresa > Petrobrás, Empresa Brasileira de Maior Lucratividade

Petrobrás, Empresa Brasileira de Maior Lucratividade

A conhecida como Petróleo Brasileiro S.A. é uma empresa brasileira de maior lucratividade, considerada também como uma das maiores e melhores empresas do Brasil neste sentido. É uma empresa considerada como estatal e de economia mista.

A marca ficou mundialmente famosa no ano de 2011 por ter contado com a maior capitalização possível de capital aberto de toda a história da humanidade, com valores superiores a 72 bilhões de dólares, o que é praticamente o dobro do recorde existente dos correios até então, como por exemplo do Japão, com uma taxa equivalente a US$ 36,8 bilhões capitalizados, o que foi um valor atingido no ano de 1987.

Conheça a seguir um pouco mais sobre a história da empresa

Aso final da Segunda guerra Mundial acabou começando no Brasil um debate um tanto acirrado sobre a melhor forma possível para se explorar o petróleo do país da melhor forma possível.

Este era um assunto considerado um tanto polêmico, e com isto se constituíram diversos grupos com posições diferenciadas onde um deles defendia uma abertura do setor de petróleo para a iniciativa privada tanto nacional como estrangeira e um outro acabou ainda desejando um monopólio de forma estatal do sistema do petróleo.

Uma grande mobilização de cunho popular acabou conseguindo impedir uma tramitação de um Anteprojeto do Estatuto de Petróleo do Congresso Nacional o que contribuiu consideravelmente para a aprovação de uma lei de número 2004 e 3 de outubro do ano de 1953, este processo acabou estabelecendo definitivamente um monopólio de forma estatal do petróleo, e acabou ainda instituindo a Petrobrás definitivamente.

O período atual da Petrobrás

Foi no ano de 2003 que acabou coincidindo com a sua comemoração dos seus 50 anos que a Petrobrás acabou definitivamente dobrando a sua produção de óleo e gás natural diária, ultrapassando mais de 109 milhões de barris tanto no Brasil como também no exterior.

E em 2006 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou as produções da plataforma de número P – 50 no campo de Albacora Leste que fica localizada na Bacia de Campos, e nesta época depois de mais de 50 anos de operação no mercado, e também de trabalho da empresa, foi que o Brasil chegou a atingir uma autossuficiência de petróleo temporária.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!