Página Inicial > Receitas e Mesa > Petit Gâteau Saudável

Petit Gâteau Saudável

Alergias alimentares são mais comuns do que se possa imaginar. Se antes, pouco se falava sobre o assunto ou se ainda, havia uma grande dificuldade em encontrar receitas práticas que poderiam trazer um pouco mais de tranquilidade e prazer na hora da alimentação, isto já é fato ultrapassado, uma vez que não apenas muitos estudos foram realizados nos últimos tempos, como também as pessoas se pronunciam cada vez mais sobre o tema. Sem contar que, diante de tantas pessoas com processos alérgicos alimentares, os estudos avançaram no setor e promoveram a descoberta de receitas que facilitam a vida de todos.

Há também vários sites confiáveis na internet que se dedicam exclusivamente à busca de receitas e dicas, em particular ao que se destina ao não uso do glúten. O glúten é uma proteína composta gliadina e glutenina que existem de forma natural em diversos alimentos, como os grãos, que são tão saudáveis. Acontece que para algumas pessoas, é quase impossível a digestão do glúten e este acaba provocando danos na parte interior do intestino delgado, o que acarreta diversos problemas para o organismo como um todo. A questão complicada é que a maioria dos alimentos apresentam o glúten, mesmo que em baixíssima quantidade.

O mesmo pode ser observado em relação à lactose e seus derivados. Encontrada no leite, a lactose é um tipo de açúcar que pode acarretar diversos males á saúde de quem possui restrição a ela. Alérgicos à lactose possuem uma série de restrições, por conta disso não podiam apreciar certas guloseimas até bem pouco tempo. Hoje há diversas receitas que não possuem nem glúten nem lactose. Segue uma receita de bolinho “petit gâteau” saudável.

A receita rende até 12 bolinhos pequenos, e o tempo de preparo e cocção chega a cerca de 40 minutos. De fácil execução, portanto. Entretanto, algumas observações devem ser colocadas: não deixe passar o tempo de cocção no forno, nem deixe os bolinhos lá dentro; eles devem esfriar fora do forno. Caso contrário, os bolinhos ficaram secos e batumados, como se diz na culinária. Sem contar que, depois, ficará bem complicado para colocar o recheio. Procure também receitas de sorvete sem lactose para acompanhar esta delícia que pode ser servida não apenas no lanche, mas também como uma sobremesa bem refinada.

 

Ingredientes:

4 ovos;

1 xícara de cháde  chocolate em pó (tem que ser sem açúcar, de preferência o Dois Frades);

1 xícara de chá leite de soja em pó ou de sua preferência;

1/2 xícara de chá de açúcar.

Modo de preparo:

Bata os ovos (clara e gema juntas) na batedeira por 5 minutos, fazendo um creme bem espumoso. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, até dissolver o açúcar no creme e mudar a textura. Após batido, nessa fase deve ficar um creme sem a espuma. Acrescente o chocolate e o leite, bata até misturar tudo. Distribua em forminhas de papel dispostas naquelas formas para cupcakes (rende aproximadamente 12 bolinhos dependendo do tamanho da sua forma). Leve ao forno bem pré-aquecido a 200 graus por exatamente 6 minutos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!