Página Inicial > Mulher > Cabelo > Pente ou Escova, Qual Comprar e Usar?

Pente ou Escova, Qual Comprar e Usar?

Pente ou Escova – qual é mais adequado para cada tipo de cabelo?

Seu cabelo é saudável? A saúde é reflexo de como se cuida do organismo, do que se come, se há hidratação constante, se há a prática de atividades físicas, se as noites de sono são tranquilas e, claro, se são usados produtos adequados para cada parte do corpo. Tudo se reflete nos fios dos cabelos que merecem cuidados especiais, incluindo o uso correto do pente ou escova.

Além de higiene, para evitar problemas no couro cabeludo, queda dos fios, cabelos embaraçados, quebrados, sem brilho e vitalidade, geralmente ocasionados por uma alimentação pobre em nutrientes, fontes de calor nos cabelos (secador, chapinha e até toalhas aquecidas), é necessário tratá-los devidamente. O uso apropriado de pentes e escovas para cada tipo de cabelo é um desses cuidados.

Em primeiro lugar, existem produtos específicos, entre xampus e condicionadores, para cada natureza de cabelo. Também não se deve lavá-lo com água muito quente e nem lavá-lo todos os dias, pois aumenta a sua oleosidade. E, após a hidratação, todo o produto deve ser retirado. Feito isso, pode-se partir para penteá-los ou escová-los.

Assim como o xampu escolhido depende da textura do cabelo, o mesmo vale para decidir entre a escova e o pente. A principal diferença é que a primeira modela e o segundo desembaraça. Se o cabelo for liso, prefira os pentes de dentes mais juntos ou as escovas de cerdas mais unidas para evitar o efeito arrepiado, ou as escovas do tipo raquete, com cerdas de nylon ou plástico. Atenção: como a escova estimula a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, não é bom abusar da escovação em cabelos oleosos. Para fios ondulados e volumosos, pentes com dentes mais espaçados e pontas arredondadas. As cerdas da escova também devem ter um espaçamento maior. Cabelos cacheados devem ser penteados com pentes de dentes largos, e somente quando estiverem molhados. Mas, para esse tipo de cabelo, é preferível ajeitá-lo apenas com os dedos, em vez de usar escova.

O importante é ter paciência ao pentear ou escovar os cabelos para que os fios não se quebrem. Ao desembaraçar, o melhor mesmo são os pentes. Os de madeira ou os ionizados suavizam a estática existente nos fios. Pessoas com couro cabeludo sensível podem comprar escovas almofadadas que amortecem o atrito entre cabelo e escova, evitando que se machuquem.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!