Página Inicial > Pets > Aquários e Peixes > Peixes Bonitos de Aquário: Acará disco

Peixes Bonitos de Aquário: Acará disco

O Acará-disco é uma espécie de peixes de água doce que pertence a família dos ciclídeos, com sua origem na América do Sul pode ser encontrado exclusivamente nos rios da bacia Amazônica no Brasil, e também em outros países como o Peru e a Colômbia.

 

acara disco

 

Principais características

Como principais características podemos contar com as suas cores e também o formato considerado discoide de seu corpo. Normalmente o peixe acará-disco vive em cardumes se alimentando de pequenas larvas, insetos e também crustáceos.

 

acara disco aquario

 

Os peixes desta raça costumam atingir um tamanho equivalente a 15 centímetros de comprimento e vivem normalmente em pequenos lagos além de igarapés de águas claras e calmas. Este peixe de água doce é uma espécie ornamental extremamente tranquila e pacífica.

 

peixe acara disco neon

 

É bastante indicado para que seja criado com outros peixes de temperamento da mesma forma, apesar disto é muito exigente quanto a sua qualidade da água, de forma que em alguns casos não se adapta bem em aquários que possuem espécies diferenciadas.

 

aquario para peixe acaras disco

 

Reprodução da espécie e seu comportamento

O peixe da espécie Acará-Disco é um ser totalmente territorial, e costuma não realizar migrações reprodutivas. Com isto quando chega o período de estações mais chuvosas costumam viver sozinhos ou até mesmo em pequenos grupos em águas consideradas profundas. Apesar disto em períodos de estiagem costumam formar grandes cardumes que ficam próximos das árvores que estiverem caídas nas margens dos lados, por isso é comum os encontrar nestas regiões.

 

comprar peixe acara disco

 

Ele costuma atingir uma maturidade sexual com apenas doze meses de vida, desovando mais de uma vez por ano e mais de 1.500 ovos por apenas uma desova. Em sua época de reprodução costumam formar pares para casais através de um cortejo sexual, uma característica bastante comum entre os ceclídeos.

 

peixe acara disco

 

Os peixes da espécie também costumam depositar os ovos em folhas grandes ou mesmo em pedras. Na desova as fêmeas costumam depositar uma pequena quantidade de ovos que são fertilizados posteriormente pelos machos. Este é um processo rápido que poderá durar até uma hora e depois o par costuma manter a água em agitação constante oferecendo a oxigenação necessária para os ovos fertilizarem corretamente.

Compartilhe: