Página Inicial > Mulher > Joias > Pedra Brasileira Vale Mais Que o Diamante

Pedra Brasileira Vale Mais Que o Diamante

Mesmo não sabendo tanto de pedras preciosas, você com certeza tem conhecimento do valor estético e monetário do diamante. Esta pedra esta entre as mais caras do mundo e há quem garanta que o valor ainda é pequeno em relação à sua beleza única.

Para aqueles amantes de joias valiosas, há 20 anos foi descoberto aqui no Brasil uma pedra que vale muito mais do que o diamante: a Turmalina Paraíba. Conheça mais desta pequena joia e saiba por que ela é tão valiosa.

Principais Características

Esta pedra é um mineral onde sua maior composição é o silicato, mas que pode variar em valores dependendo da formação natural. Ela pode ser cristalizada e sem cor, mas a variação mais valiosa é a turmalina Paraíba azul. A que foi encontrada na Paraíba possui uma tonalidade totalmente diferente de todas que já foram encontradas antes. Ela possui um tom verde bem azulado e por isso possui um valor tão alto.

Por ser tão delicada, os trabalhos são feitos sobre a pedra inteira para obter um melhor aproveitamento. Por esse motivo que as joias feitas a partir da turmalina custam tão caro.

De onde vem a Turmalina Paraíba?

Esta pequena pedra foi encontrada na região da Serra da Borborema, no cariri paraibano. A pedra foi resultado de uma pesquisa na cidade de São José da Batalha feita há mais de 20 anos, fazendo com que este pequeno município se tornasse o maior berço de turmalina Paraíba do mundo. Apesar de possuir uma terra rica, o povoado manteve a tradição de levar uma vida mais simples e sem muitos avanços.

Quanto custa a Turmalina Paraíba?

Claro que o custo da pedra vai depender de diversos fatores e um deles é a quantidade de turmalinas Paraíba que circulam no mercado. Atualmente o valor desta pedra está entre 8 e 10 mil reais o quilate. Mas não foi sempre que a pedra teve este valor. Ela sempre foi muito frequente na região, entre os garimpeiros, mas somente de 20 anos para cá que a coisa mudou.

Minas de Turmalina

Depois da descoberta da pedra na Paraíba, ela também foi encontrada em Moçambique e atualmente só existem cinco minas de exploração desta joia no mundo inteiro, onde três destas encontram-se no Brasil. Apesar de ter sido descoberta no Brasil, a turmalina só foi ganhar valor depois que os japoneses investiram nela. De qualquer forma, ainda é aqui que se encontram a maioria das pedras achadas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!