Página Inicial > Natureza > Árvores > Pau-Brasil | Trabalho Escolar sobre Pau-Brasil e Curiosidades

Pau-Brasil | Trabalho Escolar sobre Pau-Brasil e Curiosidades

O Pau Brasil, cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma árvore de médio porte (pode medir de 10 a 15 metros de altura), que pertence à família das leguminosas.

Esta árvore nativa do Brasil e que se tornou um dos símbolos nacionais, foi uma das principais atrações dos primeiros europeus que chegaram ao território desde o início do século XVI.

pau brasil 3

O Pau Brasil e a indústria têxtil européia

Entre os séculos XV e XVI, uma espécie de similar ao Pernambuco, mas acima da árvore Ásia, forneceu a indústria têxtil europeia um corante vermelho que foi usado para a produção de têxteis, especialmente de veludo, de alto valor e muito processado durante a Renascença. No entanto, esta árvore asiática era muito escassa e difícil de obter.

pau brasil 11

Por esta razão, em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil e descobriram a enorme abundância do Pau Brasil ao longo de sua costa, eles estavam interessados ​​principalmente em sua exploração, em vez de formar assentamentos humanos e se estabelecer no território.

Tal foi o número de árvores encontrados os primeiros marinheiros que começaram a se referir à costa como a “costa do Pau Brasil“, de modo que muitos historiadores afirmam que foi esta árvore que deu nome ao país. A palavra brasil seria derivada da palavra brasa, termo pelo qual o pau brasileiro era identificado devido à cor avermelhada de sua madeira e da resina obtida a partir dela.

pau brasil 25

A partir do momento de sua descoberta, os portugueses iniciaram uma exploração intensiva do pau-brasil. Os europeus rapidamente perceberam que o corante obtido das espécies americanas era de melhor qualidade e duração mais longa do que o obtido das espécies asiáticas e, por sua vez, a madeira de dureza e resistência especiais da árvore era usada para fabricação. de móveis de alto valor e até mesmo para arcos de violino.

pau brasil 28

Cor Vermelha do Pau-Brasil, Por Quê?

A resina de árvore avermelhada tornou-se o “ouro vermelho”, que deu tecidos europeus maior valor, nascido lucrativo comércio que levou a coroa Português para declarar exclusivo sobre a exploração do Brasil de madeira, que foi realizado imediatamente grande parte do litoral do novo país, do extremo nordeste do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.

Os Portugueses fizeram contato com os nativos de diferentes tribos que ocupam os territórios onde cresceu tão almejada “jóia” e por bugigangas em troca, em alguns casos, usando trabalho forçado, conseguiram iniciar o abate indiscriminado de árvores, que foram enviadas por navio para Portugal em quantidades crescentes.

pau brasil 12

Os confrontos pelo Pau-Brasil

Em 1494 a Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesillas através do qual dividiam a posse dos territórios descobertos no Novo Mundo, deixando fora do acordo países como França e Holanda.

Notícias da abundância de pau-brasil e da riqueza que gerou para Portugal, espalharam-se rapidamente por toda a Europa geraram ataques de corsários, piratas e contrabandistas, assim como as tentativas de colonização do território por aqueles que foram deixados de fora do negócio .

pau brasil 27

A França recusou-se a reconhecer os termos do tratado e enviou corsários organizados que percorreram as “margens do pau brasil” para entrar em acordo com os nativos e obter a árvore cobiçada em troca de outros produtos.

O mais famoso ataque francês foi liderado por Nicolas Duran de Villegagnon que tentou estabelecer no Rio de Janeiro uma colônia conhecida como a França Antártica e, entre outros objetivos, buscava alcançar a exploração do pau-brasil em favor da coroa Francesa.

Era a intenção de manter a exclusividade sobre este comércio lucrativo que finalmente fez com que a coroa Portuguesa decidisse estabelecer assentamentos portugueses estáveis ​​no território e causou a luta para recuperar o controle sobre Rio de Janeiro, que estava nas mãos dos franceses.

pau brasil 11

O colapso do Pau-Brasil

A ambição desenfreada dos Europeus e à crescente demanda por elegantes tecidos tingidos graças ao pau-brasil, originou em algumas décadas que enormes extensões de Mata Atlântica (floresta) fossem arrasadas, levando o Pau-Brasil a ficar à beira da extinção.

Em menos de um século não havia árvores suficientes para cobrir a demanda, e a exploração outrora lucrativa do pau-brasil foi substituída pelo cultivo não menos lucrativo da cana-de-açúcar e do café.

Mas essa mudança significou um novo perigo para uma espécie à beira do colapso, uma vez que as terras escassas onde ainda cresciam foram arrasadas para servir como terra agrícola.

pau brasil 26

Foi somente no século XIX, sob o governo do imperador Dom Pedro II, que a Mata Atlântica iniciou um longo processo de recuperação e com ela o Pau-Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Pouco a pouco, os brasileiros tomaram consciência da importância da preservação de suas espécies nativas e em 1978 o pau-brasil ou palo de Brasil foi consagrado como a árvore nacional.

pau brasil 21

Pau-Brasil: Resumo

De nome científico caesalpinia echinata, e pertencente à família das fabaceaes, a árvore pau – brasil, também é conhecida popularmente como arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco -todos nomes derivados do tupi. Além disso, sua origem é do Brasil, sendo árvore nativa da Mata Atlântica, e ao lado do ipê, considerada símbolo nacional.

pau brasil 20

Trata-se de uma árvore cuja ocorrência se dava – quando nativa – em particular em regiões como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Vale ainda ressaltar que o Estado de Pernambuco é considerado o berço dessa árvore que faz parte do catálogo da flora ameaçada por grande desmatamento.

Árvore leguminosa de médio porte e que pode alcançar entre 9 a 15 metros de altura, estando em sua fase adulta. Não é encontrada em sua forma nativa, devido à grande extração desde meados do século XVI.

pau brasil 14

Sua madeira é de lei– madeira nobre, pesada, ideal para feitio de móveis, objetos decorativos de luxo e, instrumentos musicais como violino, violoncelo, harpas e violas – a árvore foi largamente extraída e, sua madeira, comercializada em terras europeias. Acabou entrando para a lista de árvores extintas – considerando-se os exemplares nativos.

A tinta extraída da árvore também era largamente comercializada.

pau brasil 1

Seu tronco é reto, com casca cinza-escura, coberta de acúleos, principalmente quando seus galhos ainda são jovens. As flores costumam nascer em racemos eretos, próximos ao ápico dos ramos. As pétalas das flores costumam ser de coloração amarelada, com uma menor avermelhada e são bastante aromáticas.

As folhas da árvore pau – brasil são compostas paripinadas ou bipinadas;contendo entre 12 a 20 folíolos de 1 a 2 centímetros.

pau brasil 8

Já a floração do pau – brasil é amarela, com tons de vermelho, realmente muito bonita. Ela também produz fruto, em forma de vagem espinhenta, que pode ficar entre 8 a 10 centímetros.

pau brasil 29

Quando o fruto encontra-se maduro, apresenta uma coloração que vai do verde para o marrom, e se abre com um estalido, o que promove o lançamento das sementes, entre uma a duas, as quais são achatadas, esverdeadas e marrons. Ainda pode ser classificada como sendo uma árvore ornamental ou melífera.

pau brasil 4

Árvore que também é largamente indicada para ser usada em projetos de paisagismo, em especial em áreas abertas e urbanas, que necessitam de projetos de reflorestamento.  O seu uso, para este fim, faz-se com grande importância para que a árvore pau brasil não seja totalmente extinta.

pau brasil 22

pau brasil 24 pau brasil 18

O Pau-Brasil faz parte da nossa rica história, devemos preservá-lo sempre.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!