Página Inicial > Viagens > Brasil > Paraty, Pequena e Linda Cidade do Litoral do Rio

Paraty, Pequena e Linda Cidade do Litoral do Rio

Cidade rara do litoral do Rio de Janeiro e patrimônio histórico nacional. É dessa maneira que se pode começar a descrever uma das mais belas paisagens de que se tem conhecimento no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se da cidade de Paraty, que além de suas belezas naturais, guarda uma riqueza histórica e cultural que são quase inenarráveis. É preciso ir à Paraty para saber exatamente do que fala um turista que já esteve lá por diversas vezes.

A cidade de Paraty é um convite a seguir uma viagem o tempo: a cidade inteira remonta ao seu passado histórico e sua formação. Trata-se de uma cidade que parece ter saído do  Brasil Colônia, com meios alternativos de locomoção, ou se passeia a pé ou de  barco em Paraty.  Até hoje, a cidade ainda é iluminada por delicados lampiões que ficam pendurados do lado de fora das construções, as valiosas arquitetura do Centro Histórico, que ainda por cima, preserva o  calçamento original da época em que foi fundada a cidade. Dessa forma, não é possível circular de carro. Ótimo. Que fique claro, apenas no centro histórico.

No cais, poucos metros do centro histórico, o turista irá encontrar escunas, lanchas e pequenas embarcações pesqueiras que levam os turistas aos passeios por praias mais interessantes, uma vez que a praia do centro não é ideal para banho.  As praias mais distantes são todas cercadas de Mata Atlântica. Ao todo, a ilha de Paraty se desdobra em mais de 60 outras ilhotas.

Curioso é que a cidade somente passou a ser um roteiro turístico depois dos anos de 1970, graças á construção da rodovia Rio-Santos. Paraty exibe a moldura da Serra do Mar e da Serra da Bocaina, a meio caminho de duas capitais importantes, distante 256 quilômetros do Rio de Janeiro e a cerca de 300 quilômetros de São Paulo.

Em pouquíssimo tempo,  as pousadas se multiplicaram na região central e bairros próximos – hoje já é possível encontrar hotéis de luxo com vista para rio e mar, móveis e objetos restaurados, piscinas em meio a jardins tropicais que as fachadas de cor branca escondem. Muitos artistas renomados vão à Paraty para buscar inspiração para suas obras. Muitas celebridades, inclusive, fizeram questão de comprar  uma propriedade para instalar residência nem que fosse com o intuito de veraneio.

Vale lembrar que, a cidade ainda conta com a Estrada Real – um passeio que deve ser feito a pé ou a cavalo; guiado para que se conheça a trajetória e importância da cidade que fez parte da rota internacional do Ouro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!