Página Inicial > Educação > Países do Oriente Médio: Líbano

Países do Oriente Médio: Líbano

O Líbano é considerado como um país do oeste asiático, que fica localizado na região de extremo leste do mar Mediterrâneo, o que fica limitado ao norte e a leste pela Síria e ao sul por Israel, em uma região onde surgiram as grandes e principais civilizações.

E com isto é junto com a Síria uma das pátrias consideradas históricas de todas as primeiras grandes civilizações. A antiguidade permitiu que a cultura marítima florescesse da região por mais de 2000 anos e ainda criaram o primeiro alfabeto onde saíram todos os demais, tanto como nas diversas regiões de entorno. Com toda a conquista de Alexandre Magno no ano de 332 antes de cristo a região ficou totalmente integrada na civilização considerada helenística, seguindo toda a dominação do Egito ptolemaico esta que por sua vez acabou sendo seguida por toda a sua dominação do Império Selêucida.

Podemos dizer que com o fim da Primeira Guerra Mundial acabou trazendo consigo todo o fim do Império Otomano e ainda toda a ocupação da Mesopotâmia e também da Palestina por todas as tropas francesas e ainda britânicas. Com isto começou a ser reconhecida a grande importância que o petróleo teve durante toda a guerra.

A independência do país e a era moderna

Podemos dizer que a independência do país aconteceu a partir do ano de 1943 e a região era considerada como a Suíça do oriente, já que por ali eram realizadas grandes negociações de petróleo. Levando em conta um ponto de vista turístico, a região era extremamente rica, contando com cassinos, hotéis de luxo, apesar disto as crescentes disputas entre os cristãos e os muçulmanos, que eram exatamente levando uma guerra civil com uma intervenção armada pela Síria, com um apoio dos Estados Unidos e ainda de Israel.

A partir do ano de 1982 Israel acabou promovendo uma segunda grande invasão militar que acabou provocando toda a saída dos palestinos. Com isto as diversas forças de paz da ONU acabaram retornando as regiões quando houve um massacre dos civis palestinos o que muitas vezes geram conflitos até hoje.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!