Página Inicial > Educação > Arte > Pablo Picasso: Obras e História

Pablo Picasso: Obras e História

História da vida e das obras de Pablo Picasso:

Nascido na Espanha em 1881, o pintor Pablo Picasso é a maior referência quando se fala do movimento artístico chamado Cubismo, do qual é fundador junto com Georges Braque.

Com uma carreira de sucesso não só no campo da pintura, mas em outros estilos artísticos, a biografia de Picasso é bastante interessante. Vamos saber um pouco mais sobre ele?

Vida

Nascido em 25 de outubro de 1881, em Málaga, Picasso estudou na cidade de Barcelona, também na Espanha, mas a maior parte de sua vida profissional ocorreu na França.

O talento para o desenho e as artes plásticas já foi notado em sua infância e desde então o pintor apenas tratou de aperfeiçoar e desenvolver sua arte.

Com destaque nas áreas da pintura, escultura, artes gráficas e cerâmicas, hoje Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século 20.

Obras

É possível dividir as obras de Picasso em diversas fases, seguindo a tendência das cores de destaque em seus trabalhos.

A Fase Azul, por exemplo, durou de 1901 a 1904, e foi quando suas obras tinham o predomínio da cor azul. É possível notar nesta fase uma atenção especial aos elementos que a sociedade marginalizava.

A Fase Rosa foi de 1905 a 1907, com destaque para as cores rosa e vermelho, enquanto as obras tinham conotação lírica. Nesta fase, Picasso se inspira em Cézanne e desenvolve o estilo que viria a ser conhecido como Cubismo, um movimento artístico que retrata as formas da natureza por meio de figuras geométricas, uma representação das partes de um objeto no mesmo plano.

A obra que deu início ao Cubismo foi Les Demoiselles d’Avignon, de 1907, e sua principal carcterística é a decomposição da realidade humana.

Apesar de suas obras serem datadas desde o começo do século 20, o mural mais conhecido de Picasso foi criado apenas em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola, e se chama Guernica. A obra, feita no estilo expressionista, retrata a violência e o massacre que a população da cidade de Guernica sofreu.

Pulando para a década de 1940, vemos Picasso retornando às suas inspirações do passado, com quadros que retomam temáticas do início da carreira. É nessa época que o pintor se dedica também a outras áreas da arte plástica, como escultura, gravação e cerâmica.

Passados 20 anos, em 1960, Picasso pinta obras de outros grandes artistas, como “As Meninas”, de Velázquez e “O Almoço Sobre a Relva”, de Manet.

Na última fase de sua vida artística, Pablo Picasso passa a retratar temas como o teatro, as touradas, a alegria do circo e também temas relacionados ao erotismo.

Em 1973 o artista vem a falecer próximo a Cannes, na França.

Principais obras

Entre as principais obras de Picasso estão “Auto-retrato”, “Les Demoiselles d’Avignon”, “Três Mulheres”, “Guernica” e “Garrafa, Jarra e Frutas”.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!