Página Inicial > Higiene > Os Erros que Atrapalham a Higiene Bucal

Os Erros que Atrapalham a Higiene Bucal

Ao realizar a higiene bucal, muitas pessoas cometem erros, ou por falta de informações ou por acreditar em mitos que escutam e leem. Os erros são diversos, desde utilizar uma escova dental errada até realizar a higiene incorretamente.

Veja quais são os erros que atrapalham a higiene bucal e esclareça suas dúvidas:

Escovas dentais com cerdas duras

Ao utilizar escovas com cerdas duras, elas vão desgastar o esmalte dos dentes ao longo do tempo, causando uma retração gengival. Para que isso não ocorra, utilize uma escova dental ultramacia, com muitas cerdas para que elas ofereçam grande eficiência, sem machucados.

Escovação com bastante força

Ao contrário do que muitos imaginam, você deve escovar os dentes sem imprimir força aos movimentos. Neste caso, o mais importante é a forma correta de escovação e uma boa escova de dentes.

De acordo com especialistas, uma das melhores técnicas é apoiar sua escova sobre a superfície dental com ângulo de 45 graus, colocando metade das cerdas nos dentes e a outra metade na gengiva. A seguir, deve-se pressionar a cabeça da escova, sem exageros, e realizar movimentos circulares e vibratórios por mais ou menos cinco segundos em cada uma das superfícies dentais.

Escovas desgastadas

Utilizar escovas velhas, com desgaste, acaba nos fazendo aumentar a força e pressionar o cabo de nossa escova ao longo da escovação. Para que isso não ocorra, você deve trocar sua escova dental a cada dois meses, no máximo.

Exagero na frequência da escovação

Nem menos, nem mais, o que importa é a qualidade de sua escovação, que para alcançar a perfeição exige em torno de 10 minutos. Ao fazer a escovação correta, a higiene bucal deve ser realizada de duas a três vezes no dia.

Utilizar muito creme dental

O principal fator de higienização dos dentes é a escova, não a pasta de dentes. Assim, você deve utilizar a cada escovação uma quantidade similar ao tamanho de uma ervilha, colocada diretamente sobre as cerdas, para que não se degluta com facilidade.

Escovar os dentes logo após as refeições

Poucas pessoas sabem, mas o correto na hora da higiene bucal é esperar pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após as refeições. Esse tempo é o necessário para que nossa saliva neutralize o pH dos alimentos e bebidas que ingerimos. Segundo especialistas, o ideal mesmo é escovar os dentes antes das refeições, já que a função da escovação é desorganizar o biofilme, e não retirar todos os restos de alimentos de nossos dentes.

Bochechar com água ao invés de escovar os dentes

Se você não tem tempo para escovar os dentes, não deve utilizar água para fazer bochecho, já que seu pH ácido pode atrapalhar a salivação. Para remover restos de alimentos, o mais indicado é usar fio dental ou escova interdental.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!