Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Os Benefícios do Cultivo de Flores e Plantas Ornamentais

Os Benefícios do Cultivo de Flores e Plantas Ornamentais

 

Desde que o homem percebeu o potencial das flores e plantas ornamentais, dadas as características de sua beleza, como a floração, os formatos variados de sua folhagem e caule, sua textura e cores, o cultivo de tais plantas cresceu de maneira vertiginosa. Isto porque se percebeu que tais plantas podiam ser usadas para a ornamentação, então começou a explorá-la e a aperfeiçoar qualidades de determinadas plantas ao fazer cruzamentos entre elas. Nessa possibilidade de cruzamento, surgiram novas especificações e variedades de plantas, com cores mais intensas, flores, tamanhos e formatos diferentes e aprimorados.

Esse potencial todo não foi notado há pouco tempo. Desde que os primeiros colonizadores da América aqui chegaram, novas espécies passaram a ser exploradas e muitas delas foram levadas para a Europa, e lá passaram a ser cultivadas em estufas, assim como também foram largamente comercializadas. Entre as espécies mais apreciadas pelos europeus, as quais eram nativas do Brasil, estavam as bromélias, as orquídeas, que são reconhecidas internacionalmente por conta de suas belezas e exoticidades.

O mesmo se deu quando os europeus tiveram as primeiras experiências na Ásia, outra região que tem uma grande diversidade de plantas ornamentais. Foi na Ásia que eles encontraram outra grande variedade de flores e plantas que chamaram muita atenção e também foram levadas para a Europa para serem comercializadas.

Com o passar do tempo, a procura de plantas ornamentais passou a ser mais intensa, gerando  a criação de um mercado exclusivo para esse tipo de comércio. A exploração intensa e até mesmo o tráfico e coleta desenfreada das plantas e flores ornamentais levou algumas espécies a entrar em extinção e outras a reduzirem suas populações. Algumas flores se tornaram raríssimas de ser encontradas e mesmo assim muitas pessoas ainda praticam a coleta ilegal dessas plantas.

Hoje, as plantas ornamentais são largamente cultivadas em fazendas, viveiros e até em estufas, e são comercializadas em floriculturas que se especializaram na revenda desse tipo de planta.

No Brasil, o comércio de plantas e flores ornamentais cresceu exponencialmente, chegando até mesmo a ser difícil fazer a distinção entre o que é planta ornamental ou não, uma vez que muitas apresentam as características que as definem como pertencentes a tal ramificação.  Plantas e flores, de maneira geral, podem ser cultivadas para adornar jardins, fazer a renovação de espaços que estão degradados e assim por diante. Isto porque há uma série de benefícios na utilização de plantas para o paisagismo, elas não somente trazem o bem estar visual como também são elementos decorativos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!