Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > Os Benefícios da Prática de Yoga Para as Mulheres

Os Benefícios da Prática de Yoga Para as Mulheres

A yoga é uma prática filosófica milenar que, depois de ser difundida no Ocidente acabou ganhando diversos adeptos no mundo inteiro. A sua popularização acabou proporcionando ainda uma grande diversidade de modalidades diferentes, embora todas tenham como base a prática de posturas que, de uma forma ou de outra, são muito similares entre si. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode – e deve – procurar uma dessas modalidades, que mais se adapte ao estilo de vida e começar a praticar yoga. Ela traz benefícios que nenhuma outra atividade física pode promover e isto já foi inclusive comprovado por estudos sérios feitos mundo afora.

Para mulheres, a prática constante de yoga pode trazer uma série de benefícios, que vão além da tranquilidade e flexibilidade propostas pela filosofia. Mulheres que apresentam alguma tendência genética a desenvolverem diabetes, apresentam uma grande redução nas chances de desenvolver a doença. O mesmo serve para dores nas costas, relacionadas aos problemas com coluna, problemas cardiovasculares e hipertensão e depressão.

As mulheres que praticam a modalidade ashtanga yoga, por exemplo, aprendem a desenvolver uma sequência de 6 asanas básicas – no total, existem 32 que estão descritas no Hatha Yoga Pradipika. Mulheres que costumam ter muitas cólicas menstruais sentem grande alívio nas dores, durante este período. Entretanto, há algumas controvérsias quanto à prática durante o período menstrual, em especial dentro das linhas mais tradicionais da yoga. Alguns mestres acreditam que seria totalmente inadequado, já que as contrações da região abdominal são mais intensificadas, o que poderia promover mais sangramentos.

Um problema que ataca 2 em cada 3 mulheres – é a questão relacionada ao mau funcionamento dos intestinos. As mulheres que praticam yoga – seja ela de qualquer modalidade – passam a ter menos ou não ter problemas com o funcionamento do intestino. Isto porque na yoga são realizados movimentos denominados asanas, que servem também para massageiam os órgãos internos e promovem uma elevação na quantidade de oxigênio dentro do organismo. Por conta desses movimentos há uma melhora no funcionamento de outros diversos órgãos também.

Sem contar que, ao passar a praticar yoga, a mulher ganha mais disposição e leveza para todas as atividades pesadas do dia a dia. Elas alimentam-se melhor, perdem peso e ficam mais bonitas. A respiração fica mais ritmada, há um aumento significativo na capacidade de concentração, bem como uma melhora visível na circulação sanguínea, o que ajuda muito as mulheres que possuem problemas circulatórios, diminuindo inchaços e aliviando dores nas pernas, por exemplo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!