Página Inicial > Ginástica > Os Benefícios da Ginástica Localizada

Os Benefícios da Ginástica Localizada

A ginástica foi por muito tempo uma das poucas maneiras encontradas de alcançar equilíbrio espiritual. Tanto é que se existem técnicas de meditação, a maioria delas está atrelada, de alguma forma, a sequência de movimentos físicos, isto, ainda, aliado aos mais diversos tipos de práticas de meditação e técnicas de melhorias de respiração. Dentre uma das formas de fazer ginástica esta a localizada.

Praticar ginástica localizada traz uma série de benefícios para o corpo. E, engana-se quem acredita que ela apenas sirva apenas para “cortar certas gordurinhas de certas partes”. Na verdade, a redução de gordura localizada é apenas um dos benefícios. A ginástica localizada consiste em uma série de exercícios simples de serem executados, e que geralmente são realizados sem o auxílio de aparelhos, portanto, distinguindo-se de exercícios como os da musculação. Também costumam ser ritmados, sendo acompanhados por música.

A gordura localizada é constantemente vista como sendo a vilã na vida das mulheres. São as mulheres, as que mais retêm todo e qualquer tipo de gordura no corpo. Isto se deve ao fato dos hormônios femininos serem mais propícios a reservar gordura, uma vez que o corpo da mulher é preparado para receber e desenvolver uma nova vida. Contudo, isto faz com que haja uma reserva de gordura natural no corpo delas, e, em algumas, isto acaba se tornando acúmulo e ganho de peso, em particular em áreas específicas como abdômen, braços, costas, quadris, e glúteos.

Já nos homens, o excesso de gordura acontece quase sempre na região abdominal e, dificilmente há acúmulo de gordura em outras partes no corpo deles. Embora haja um mito de que a ginástica localizada seja quase uma exclusividade das mulheres, isto não é fato que se comprove. Pelo contrário. A ginástica localizada pode ser feita por qualquer gênero e em qualquer idade. Não há contraindicações.

Fazer ginástica localizada por cerca de uma hora, queima em média 500 calorias. Além disso, há um considerável aumento no condicionamento físico, que inclui o fortalecimento do coração, de outros diversos músculos do corpo, melhoramento nas habilidades psicomotoras, como o aumento da agilidade, equilíbrio e coordenação motora; ainda é possível perceber um aumento na capacidade respiratória e melhora na forma física.

E os benefícios não param. Os exercícios localizados trabalham toda a musculatura do corpo, garantem os especialistas. Isto faz com que todo o conjunto ganhe uma melhor harmonização. Dependendo da aula, é possível concentrar os exercícios em conjuntos específicos, como pernas, braços e abdômen.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!