Página Inicial > Tatuagem > As Origens das Tatuagens

As Origens das Tatuagens

Toda a arte de cunho pré histórico contém um grande vestígio da existência dos povos que cobriam seus corpos com desenhos.

Na maioria dos casos eram encontrados desenhos em formas humanas e com pinturas nos seus corpos, bem como estatuetas destes mesmos desenhos indicando uma possibilidade de existência de tatuagens através destes povos.

Quais são as hipóteses principais do surgimento das tatuagens

Existe uma grande hipótese de que as tatuagens tiveram grande parte de sua origem com marcas de cicatrizes que eram adquiridas de guerras, de lutas corporais e caças. Essas cicatrizes eram consideradas como incríveis motivos de orgulho e reconhecimento ao homem que as tivesse, já que representava em sua maioria tanto a força como também a vitória.

A partir de toda esta ideia de que as marcas pudessem ser um sinônimo de vitalidade o homem acabou passando a se voluntariar e com o tempo muitas das cicatrizes sem sentido acabaram dando um lugar para criações de desenhos com a utilização das tintas vegetais e também espinhos para introduzir a mesma á pele.

A partir das primeiras eras cristãs os primeiros eram reconhecidos por diversos tipos de sinais tatuados como por exemplo cruzes, letras de IHS, o peixe e ainda letras gregas.

Foi então a partir da era moderna que a tatuagem começou aos poucos a representar uma marginalidade. Ela acabou sendo uma boa questão de relevância da sociedade considerada em um ponto atual principalmente para ser utilizada para artistas da música, do cinema e inclusive artistas e pessoas comuns.

As tatuagens acabaram deixando de ser um símbolo que significava a marginalidade, e sim uma forma de expressão determinada das artes e das estéticas de todos os corpos, a tatuagem hoje não é mais mal feita como as tatuagens eram antigamente toscas e mal feitas, um desenho que não tinha bons traçados e que não eram muito reconhecidos. Hoje por sua vez os traços são muito mais finos, elaborados, as cores surgem de forma variada além é claro de ser uma incrível e interessante obra de arte na pele das pessoas. Muitos tem medo mas certamente todas as pessoas tem interesse em realizar uma tatuagem.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!