Página Inicial > Artesanato > Origami: A Passo a Passo para Fazer um Lindo Sapo

Origami: A Passo a Passo para Fazer um Lindo Sapo

Dicas de artesanato – como fazer um sapo de origami orginal.

Crianças adoram brinquedos artesanais, mesmo aqueles que aos olhares dos adultos são considerados simples. Pensando nisso, que tal aprender a fazer brinquedos artesanais com papel e origami? O origami é uma técnica japonesa que consiste na arte de fazer dobraduras com papel. A própria palavra, em seu significado literal, já nos dá essa ideia. A técnica que já existe há muito tempo, usa de várias dobras diferentes que podem passar pelas formas geométricas mais simples, chegando até as mais complexas. Há inclusive livros e cursos que ensinam a arte do origami, como também artesãos que são especialistas na arte dessa dobradura.

Para fazer este lindo trabalho artesanal com origami – um sapo original – serão necessários os seguintes materiais: papel para dobradura verde (A4 inteira), tesoura, régua, lápis e borracha.

Pegue o papel A4 e dobre a folha ao meio. Abra e junte no centro, no sentido do comprimento até as pontas superiores. Corte fora o retângulo que sobrou. Caso prefira, pode fazer a marcação antes de cortar.

Em seguida, abra a folha e faça outro triângulo, com as pontas do lado oposto. Depois, quando abrir de novo a folha, ela ficará dividida em dois quadrados com diagonais. Pegue uma extremidade da folha e dobre-a de modo que as pontas coincidam com o vinco no meio dela. Faça o mesmo com a outra extremidade. Em caso de papéis que tenham dupla face, faça este passo da dobradura pelo lado avesso do papel.

Abra a folha e vire-a, deixando o avesso para cima – assim como os dois vincos retos que você acabou de fazer. Pressione com o dedo o centro de um dos quadrados, dobrando esses vincos para baixo. Dobre as laterais desse quadrado para dentro, formando um triângulo. Faça o mesmo do outro lado, para obter um quadrado.

Depois, vire o quadrado de modo que a abertura formada pelas bordas do papel fique na horizontal,  e dobre uma das pontas em direção ao centro. Dobre a ponta oposta para formar um losango na parte superior. Feche o losango dobrando as pontas para a esquerda, e dobre também a ponta maior.

Feito isso, dobre a ponta que restou, de modo que ela encoste nas dobras. Vire o losango e as pontas maiores, e faça o mesmo com a ponta pequena do outro lado. Abra as pontas e o losango. Dobre a ponta de baixo para cima, deixando um espaço de quase 1 cm antes do losango. Dobre para fora as pontas do losango inferior, de modo que fiquem ligeiramente inclinadas. Dobre a parte inferior, de modo que as perninhas de baixo quase se encontrem com as de cima. Vire a peça e faça uma dobra menor. Coloque os olhinhos e finalize a peça.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!