Página Inicial > Asanas > Orientações Para Quem Vai Iniciar as Práticas de Asanas

Orientações Para Quem Vai Iniciar as Práticas de Asanas

Uma das formas de realizar as práticas de yoga é por meio das asanas (ou ásanas).  As asanas são posturas (ou posições) que devem ser compreendidas como um esforço tanto do corpo como da mente. São elas que, junto à respiração adequada, promovem a sensação de relaxamento do corpo e da mente. Quando as duas sensações são atingidas, é indício de que a asana foi perfeita. Vale lembrar que a respiração deve ser ritmada, profunda e corroborar com os procedimentos das posturas que estiverem sendo executadas.

Para quem ainda não possui muita familiaridade com a prática de ásana, algumas orientações devem ser seguidas à risca. É sempre importante que antes de dar início à asana, um copo de água seja tomado. Isto ajudará a eliminar as toxinas corpóreas, uma vez que haverá um aumento na temperatura e muito suor. Mas vale salientar que não se deve, de forma alguma, fazer qualquer tipo de refeição antes da prática. Quem, de fato, não conseguir ficar de estômago vazio, deverá tomar uma xícara de chá, ou café, ou leite. Ao menos uma hora antes de iniciar as posturas.

Uma recomendação é sempre um banho antes de fazer as posturas, já que garante certo relaxamento do corpo. Durante a prática das posturas, o corpo sua muito, portanto, o ideal é fazer outro banho rápido e, para quem puder até mesmo um banho de imersão. O relaxamento neste caso será muito mais profundo.

Outro cuidado é quanto ao horário em que as ásanas devem ser praticadas. Desde o princípio da criação e difusão das primeiras práticas de yoga, recomendou-se que as ásanas fossem praticadas pela manhã, ou no máximo, ao entardecer. Não se devem fazer esforços durante à prática da postura, o esforço deve ser mental, para treinar a mente, levando a uma purificação dos pensamentos.

Durante as asanas, não se deve fazer movimentos bruscos com a cabeça. Os movimentos precisam ser lentos, para que o equilíbrio não seja afetado. Os exercícios também precisam ser sempre realizados de forma leve e nunca com força. A respiração deve ser controlada pelas narinas, e nunca pela boca. O ambiente também precisa ser limpo, claro, e fechado. Grávidas que pratiquem yoga, ao terceiro mês, devem evitar todas as posições as quais são exigidas posições com estômago para baixo. Faça-os de forma invertida.

Também é recomendável, para as mulheres, que não se façam as posturas durante o período menstrual.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!