Página Inicial > Educação > Oceanos do Planeta Terra: Oceano Atlântico

Oceanos do Planeta Terra: Oceano Atlântico

O planeta Terra é constituído basicamente por água, sendo que 75% dela é salgada e provém dos oceanos e mares. E um dos maiores oceanos do planeta é o Atlântico.

Segundo do mundo em constituição da superfície e que mais banha países no mundo, o Oceano Atlântico está localizado no hemisfério ocidental e alonga-se entre o norte e sul da Terra. Seu formato assemelha-se a um “S” e faz comunicação com o Oceano Ártico pelo estreito da Islândia; já com o Oceano Pacífico e o Índico, ele  faz comunicação pela América, África e Antártida. Por suas águas oceânicas, considera-se seu domínio continental, abrangendo diversos elementos morfológicos, como plataforma continental, talude continental, planícies abissais, dorsais-médio oceânicas, fossas oceânicas e bacias oceânicas.

O Oceano Atlântico ainda banha diversos países que se encontram nos continentes africano, americano, antártico e ainda a região caribenha.

O fundo do Oceano Atlântico possui crosta oceânica forma o fundo dos grandes oceanos e difere da crosta continental essencialmente pela sua pouca espessura e alta densidade.

De acordo com os historiadores, o Oceano Atlântico era chamado de “Mar Tenenbroso”, uma vez que pouco se conhecia sobre as águas que para os antigos eram muito agitadas e tenebrosas. Apenas no período das grandes navegações, com as transposições entre continentes é que muitas informações sobre as áreas mais entrecortadas por encostas e rochedos puderam ser melhor estudadas e, assim, transpostas.

O fundo do Oceano Atlântico apresenta uma disposição regular, cuja plataforma ocidental é ampla, além de formar um grande número de cadeias montanhosas. Há uma série de bacias oceânicas em uma profundidade que fica entre 6.000 a 7.000 mil metros de profundidade. A crista dorsal é  formada por uma grande extensão de fossa tectônica, seccionada de modo longitudinal. A referida área é de instabilidade geológica, provocada por contínua emissão de material ígneo, sendo um dos grandes objetos de estudo da ciência até hoje.

As águas do Oceano Atlântico são as mais salgadas entre as de todos os oceanos (37,5 por mil de salinidade média), além de serem as de maior intensidade em termos de circulação de água fria e água quente de altas latitudes.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!