Página Inicial > Ginástica > O Que Vem a Ser a Ginástica Laboral

O Que Vem a Ser a Ginástica Laboral

A ginástica corporal é toda e qualquer atividade que englobam exercícios integrados ou não, que especialmente escolhidos para serem realizados exigem força, flexibilidade, e agilidade. O intuito de praticar qualquer tipo e/ou modalidade de ginástica pode ser para competir, para recrear. A ginástica é reconhecida como sendo uma forma de manter a saúde do corpo e da mente, portanto, deve ser sempre uma das práticas constantes na vida diária humana.

A palavra “ginástica” é oriunda do latim e significa, literalmente, movimentar-se. Trata-se de uma disciplina que busca desenvolver, fortalecer e dar maior flexibilidade ao corpo humano. Ainda pode ser definida como um grupo de movimentos afixados, sistemáticos, e que criados de maneira proposital, não poderiam deixar de ser praticados, uma vez que o homem, em sua condição natural de ser vivo, que precisa de algum tipo de movimento, não apenas com caminhadas e corridas.

A ginástica laboral foi criada recentemente, com o intuito de minimizar problemas físicos em pessoas que passam muitas horas de trabalho na mesma posição, ou ainda executando uma mesma tarefa. Ela tem, portanto, o objetivo de manter a saúde de trabalhadores, por meio de exercícios físicos, os quais são realizados no local de trabalho, com o auxílio de um profissional da área. A ginástica laboral deve ser sempre acompanhada por um professor de educação física ou fisioterapeuta. Nunca pode ser feita sem orientação, uma vez que há movimentos de alongamento específicos para determinados profissionais.

Os benefícios da ginástica laboral são inúmeros. Além de diminuir a carga de estresse acumulada no dia a dia, combate um dos grandes males do século XXI – o sedentarismo. Muitas pessoas até tencionam ir à academia, mas a dura rotina de trabalho acaba não permitindo. E dentro da empresa, quando a ginástica laboral é oferecida, ela ainda pode combater a LER – lesão por esforço repetitivo.  Tanto para as empresas, quanto para os funcionários, ter a possibilidade de desenvolver e/ou participar da ginástica laboral é vantajoso para ambos. Os funcionários não se estressam por não conseguirem tempo para fazer algum tipo de atividade física e a empresa passa a ter menos afastamentos motivados por diversas razões de saúde, no quadro de funcionários.

A ginástica laboral é composta por uma série de exercícios físicos, basicamente, alongamentos, que visam um aumento de flexibilidade das articulações e relaxamento muscular. A prática costuma ser realizada pela manhã, logo no período de chegada dos funcionários. Ou na entrada de cada turno. Também é sempre realizada de forma coletiva.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!