Página Inicial > Tatuagem > O que Significa Tatuar Camafeus

O que Significa Tatuar Camafeus

As tatuagens são segundo pesquisadores uma das formas de  artes corporais das mais antigas de que se tem notícia. Milhares e milhares de pessoas no mundo inteiro, e em diversas culturas espalhadas pelo mundo, buscam algum tipo de desenho para tatuar no corpo. O que atrai as pessoas é o fato de cada uma delas poder ser tornar única, de fato, já que os desenhos costumam ser os mais singulares possíveis. Fazer uma tatuagem poderia ter uma gama de significações, bem como os desenhos escolhidos para serem tatuados.

A forma como as tatuagens mais primitivas eram realizadas foi sendo modificada e , máquinas bem modernas são usadas para fazer a dermopigmentação sobre a pele, bem como as diversas técnicas que passaram a ser desenvolvidas, dada a demanda na procura e o campo de trabalho. Muitos que vão em busca de um estúdio para fazer suas tatuagens costumam se inspirar em diversos tipos de desenhos – alguns mais clássicos ou mais populares e até mesmo os desenhos mais personalizados. É importante saber o que irá ser tatuado e em que parte do corpo, já que isto implicará em significações das mais diversas.

Por exemplo. Muitos têm como escolha o motivo de um camafeu. Os camafeus são pedras finas e cinzeladas colocadas em forma de uma figura em alto relevo, podendo comportar camadas de outras cores. Segundo dados, os camafeus teriam surgido por volta de 300 a.c, ainda na região onde ficava Alexandria. Os camafeus eram utilizados ora como joais ora como adornos para complementar o visual das roupas. Eles eram produzidos a partir de pedras de ônix, ágata e sardônica. Em geral, os camafeus continham imagens de deuses, deusas, cenas mitológicas ou ainda de figuras femininas. Era comum encontrar jovens mulheres usando camafeus com a figura de Eros, durante o período Helenístico. Isto significava um convite direto ao amor a aos prazeres da carne.

Até final do século XIX, os homens também costumavam utilizar os camafeus, simbolizando sua importância social e nobreza, até mesmo a de espírito.

Tatuar camafeus no corpo, portanto, pode tanto simbolizar o amor nutrido por alguém, como até mesmo uma forma de homenagear alguém que faz parte da família ou de um passado distante. Também pode simbolizar nobreza de caráter ou ainda, que a pessoa que está sendo tatuada pertença, de fato a alguma família mais tradicional ou de ascendência nobre.

Mas se a opção for apenas por conta do gosto pessoal também é muito válido.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!