Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Horta > O Que Plantar ao Longo do Ano em Sua Mini Horta

O Que Plantar ao Longo do Ano em Sua Mini Horta

Muitas são as pessoas que têm se tornado adeptas dos projetos de mini – hortas urbanas. Quer seja em uma casa pequena, ou apartamento, vê-se no dia a dia que é possível manter uma pequena horta e, assim, garantir uma melhora significativa na qualidade de vida. Isto porque cultivar uma mini – horta aumenta, significativamente, o contato direto com o verde, tão escasso nos grandes centros urbanos. Além disso, a lei que rege uma mini – horta é a de que “o que se come é o que se produz”. Em outras palavras, as hortaliças, os legumes e as ervas aromáticas que são cultivadas em uma mini – horta urbanaestão livres de agrotóxicos, são fresquinhas, e também, possuem um custo muito menor de produção do que o que seria gasto em feiras e supermercados.

De acordo com os engenheiros agrônomos que estão espalhando a ideia pelas cidades, tudo pode ser plantado em uma mini – horta – todos os tipos de plantas, hortaliças, flores, ervas aromáticas, legumes e até frutinhas. Acontece que é importante saber quando plantar para dar certo. Preparamos aqui algumas dicas de período de plantio para você manter a sua mini- horta sempre verde e viva.

Quem quer ter uma mini – horta verde o ano inteiro, pode investir em abobrinha, agrião, couve, berinjela, espinafre, rúcula, rabanete, cenoura e salsa. Estes podem ser plantados o ano inteiro, em qualquer época.

Já o mês de janeiro, é considerado ideal para semear algumas hortaliças como couve, almeirão, nabo. Se o clima local for quente, é possível semear as culturas de ano todo.  Fevereiro, por sua vez, é um mês ideal para transplantar o que foi semeado em sementeira.

Março é ideal para diretamente no canteiro – aqui pode ser uma caixa de madeira. Também é importante atentar-se para as culturas que irão se desenvolver durante o clima do inverno. Opte sempre por hortaliças mais resistentes, ou anuais.

Abril e maio seguem o padrão de março. No entanto, nestes meses é possívelem brócolis e beterraba para quem possui mais espaço em suas hortinhas.

Junho, julho e agosto, ainda são meses de semeadura. Almeirão, repolho-de-inverno, pimentas, pimentão e tomates. Estes vão se desenvolver para o início da primavera, ou começo do verão. Setembro e outubro é período de colheita de alguns leguminosos anteriores, assim como as hortaliças. Também são meses recomendados para o plantio de feijão de vagem. Novembro e dezembro, meses de chuva em algumas regiões do país e, portanto, mais umidade. Se a mini – horta for interna pode apostar em todas as hortaliças, caso contrário, prefira as que se dão melhor com água.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!