Página Inicial > Ashram > O Que é um Ashram?

O Que é um Ashram?

A yoga é uma filosofia que hoje engloba práticas físicas e meditativas, que foi desenvolvida na Índia antiga.  Lá, os praticantes que deram início ao yoga e o faziam em locais que ficaram conhecidos como ashrams. Os Ashrams também eram locais onde se executavam alguns sacrifícios e penitências, como Yajnas. Muitos ashrams também serviam como gurukuls ou escolas residenciais para crianças, que já eram desde pequenas preparadas pela yoga para ter uma vida de desprendimento e plenitude. Algumas crianças ficam nos Ashrams até atingirem 25 anos de idade, quando então podiam decidir se se encaminhavam para a vida no monastério ou buscariam outros destinos.

Na época, todos que viviam no Ashram ou trabalhavam nele não poderiam receber qualquer ajuda financeira, pois o principal objetivo de estarem ali, não era apenas agregar os conhecimentos filosóficos ou os mais gerais, mas sim, aprender a ter um desprendimento de toda a vida material. E muita meditação por meio da yoga era realizada durante o dia.

A prática da yoga visava à época apenas à meditação em busca de uma harmonia espiritual e todo um longo aprendizado para se atingir a plenitude.  Com o passar do tempo, ela foi sofrendo alguns desdobramentos e influências, desse modo é que surgiram inclusive novas modalidades.

Mas, o que são os Ashrams? A palavra Ashram, em seu significado mais estrito, remonta a um tipo de eremitério. Trata-se de locais onde os sábios iam viver em paz, em busca de tranquilidade, sempre em meio à natureza. Hoje, o termo sofreu algumas mudanças – e se refere principalmente a um tipo de comunidade que é constituída de forma intencional, com o objetivo de promover entre os seus formadores ou constituintes, a busca pela elevação espiritual, por meio de práticas de meditação, exercícios e alimentação saudável. Nos ashrams, os membros são sempre conduzidos por um instrutor ou um líder místico; um líder religioso ou mesmo um “guru”.

Como os Ashrams são espaços afastados do ambiente urbano, é muito comum que algumas pessoas se alojem neles durante certo tempo, para vivenciarem experiências de purificação do corpo e da mente. Regiões como Serra da Cantareira, na Grande São Paulo, possuem alguns ashrams que promovem retiros espirituais, com o intuito de promover não somente a meditação, mas também a condução pela busca de uma vida mais saudável. Estes ashrams funcionam quase como pousadas – oferecem hospedagem, alimentação, espaço para a meditação, e ciclos de palestras.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!