Página Inicial > Educação > O que é a Globalização?

O que é a Globalização?

 

A globalização é uma integração em escala global referente ao caráter econômico, social, político e cultural entre diferentes países.

A globalização é resultado da evolução. E foram os meios de transportes e a tecnologia dos meios de comunicações que contribuíram pra isso, diminuindo as distâncias. Antigamente para realizar uma viagem entre dois continentes, por exemplo, eram necessárias aproximadamente umas quatro semanas.

Atualmente o tempo de um lugar pra outro foi reduzido significativamente. Na comunicação, há tempos atrás, um acontecimento ocorrido em outro continente só chegava aqui após 2 meses, porém hoje as notícias são divulgadas instantaneamente, em tempo real.

 

globalizacao

 

O processo da globalização aconteceu para facilitar a busca de novos mercados e novas oportunidades, atendendo às necessidades do capitalismo e dos países mais desenvolvidos que procuravam novos negócios, numa tentativa de alavancar o cenário de consumo, já que internamente a realidade podia ser considerada saturada.

A globalização pode ser reconhecida como a etapa mais progressiva do capitalismo. Com a decadência do socialismo, o sistema capitalista passou a ser predominante em todo o mundo. Sua consolidação foi quem iniciou a era da globalização, especialmente, nas áreas econômicas e comerciais.

A integração mundial resultante da globalização aconteceu por dois fatores: a evolução tecnológica e o desenvolvimento do fluxo comercial mundial.

A grande evolução da tecnologia, principalmente na área de telecomunicação, sobretudo na área de informática, foi essencial para promover o processo da globalização. A partir da telefonia fixa e móvel, do fax, da TV e da internet foi possível aproximar as pessoas, as empresas e os negócios com informações entre todos, inclusive entre instituições financeiras, conectando os mercados do mundo.

 

globalizacao marcas

 

O desenvolvimento no fluxo comercial mundial tem como ícone fundamental, a modernização dos transportes, destacando os marítimos, responsáveis por grande parte das transações comerciais, como as importações e exportações, com sua enorme capacidade de carga, que permite que um mesmo produto possa ser encontrado em diversos pontos do planeta.

A globalização estreitou afinidades e relações comerciais entre países e também empresas. As multinacionais e transnacionais também são parte da globalização, desenvolvendo seus negócios e atividades em vários e diferentes territórios, ao mesmo tempo.

A globalização ainda originou as formações de blocos econômicos entre países, com o objetivo de que todos possam crescer e se fortalecer no mercado, trazendo benefícios e menos burocracia entre seus membros.

 

Compartilhe: