Página Inicial > Ginástica > O Que é Ginástica Localizada?

O Que é Ginástica Localizada?

A ginástica corporal é toda e qualquer atividade que englobam exercícios integrados ou não, que especialmente escolhidos para serem realizados exigem força, flexibilidade, e agilidade. O intuito de praticar qualquer tipo e/ou modalidade de ginástica pode ser para competir, para recrear. A ginástica é reconhecida como sendo uma forma de manter a saúde do corpo e da mente, portanto deve ser sempre uma das práticas constantes na vida diária humana.

O termo ginástica é oriundo do latim e significa, literalmente, movimentar-se. Trata-se de uma disciplina que busca desenvolver, fortalecer e dar maior flexibilidade ao corpo humano. Ainda pode ser definida como um grupo de movimentos afixados, sistemáticos, e que criados de maneira proposital, não poderiam deixar de ser praticados, uma vez que o homem, em sua condição natural de ser vivo, precisa se movimentar de algum modo, não apenas com caminhadas e corridas.

A ginástica ainda foi por muito tempo, uma das maneiras encontradas de alcançar equilíbrio espiritual. Tanto é que se existem técnicas de meditação, a maioria delas está atrelada, de alguma forma, a sequência de movimentos físicos, isto, ainda, aliado aos mais diversos tipos de práticas de meditação e técnicas de melhorias de respiração.

Uma dentre as formas de fazer ginástica é a localizada. Trata-se de uma variedade de exercícios, bem como de movimentos e em muitos casos, rítmicos. Na maioria das vezes, os movimentos de ginástica localizada são realizados com o auxílio de certos equipamentos, cujas funcionalidades são garantir o aumento de força e flexibilidade corporal, durante os movimentos. Saltos e flexões, usam a própria força do corpo.

Muitas pessoas, entretanto, acreditam que a ginástica localizada seja uma modalidade destinada apenas as mulheres. Isto não passa de um grande equívoco, mitificado, através de campanhas sexistas. O que acontece é que, durante muito tempo, as academias recebiam apenas mulheres “que queriam diminuir a barriga”.

E homens, nesse contexto, costumavam se sentir incomodados e acabavam se afastando deste tipo de prática. Até mesmo por conta de certas posições que são exigidas por determinados movimentos, para enrijecer os músculos dos glúteos. A ginástica localizada não possui apenas a função de enrijecer este ou aquele músculo. Mas trabalhar o corpo em sua totalidade. E isto inclui sim, os homens que não somente podem como devem realizar ginástica localizada. Como tem sido visto em grandes academias de ginástica. Todo e qualquer tipo de atividade física somente traz benefícios ao ser humano, independente do gênero.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!