Página Inicial > Artesanato > O Que é e Como Fazer a Decoupagem

O Que é e Como Fazer a Decoupagem

O universo do artesanato é muito rico em técnicas e possibilidades de trabalhos, assim como o mesmo acontece em relação ao próprio uso de materiais. Algumas técnicas costumam ser mais tradicionais do que outras e, além disso, todas podem ser misturadas, criando efeitos magníficos em todos os trabalhos.

Para quem está começando a fazer trabalhos artesanais, uma das primeiras técnicas que deve ser aprendida é a da decoupagem. Muito se ouve falar sobre ela, mas nem todas as pessoas sabem efetivamente no que ela consiste.

A decoupagem é uma técnica dentro do artesanato que é muito simples, no entanto que deve ser praticada com muita atenção e calma para a obtenção do resultado que espera. A decoupagem  é a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação. Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças. Em geral, os trabalhos mais comuns costumam ser visto em caixas e outros objetos de MDF. Mas, em vidros, em espelhos e outros também é possível encontrar decoupagem.

 

A decoupagem é um processo de corte e cola, basicamente. Mas como precisa ser feito com certo cuidado, é importante seguir direitinho o passo a passo indicado na peça. Basicamente, recortam – se imagens que são coladas na superfície do objeto, este recebe algumas camadas de cola para protegê-lo. Provavelmente,  todas as pessoas que fazem algum trabalho artesanal tem todos os materiais necessários para realizar essa técnica em sua casa, agora. Então, vamos aos passos.

Escolha uma superfície para cobrir com recortes. Madeira, metal, pedra e vidro são todos materiais adequados para decoupagem, limpe a superfície tendo certeza de que está livre de sujeira e pó. Faça recortes de papel para colar na superfície. Seja criativo, use papéis estampados, faça recortes interessantes.

É possível usar também revistas e jornais velhos.

Colo

Compartilhe: