Página Inicial > Bem-Estar > Yoga > O Que é a Hatha Yoga e Quais as Modalidades Encontradas no Ocidente

O Que é a Hatha Yoga e Quais as Modalidades Encontradas no Ocidente

A hatha yoga é uma modalidade da yoga tradicional, que foi muito difundida no ocidente. Centrada na atenção da ação plena, o praticante de hatha yoga deve concentrar-se totalmente na asana durante a sua realização, que está dividida em dois momentos, o movimento em si e a respiração que deve ser ritmada, bem como realizada em uma sequência de inspiração (pelas narinas) e expiração (pela boca). Como se trata de uma linha da yoga, que é totalmente centrada na ação corporal, acaba sendo a modalidade mais indicada para quem desenha corrigir postura, emagrecer, mas ao mesmo tempo, buscar um alinhamento com a mente.

Não existe uma idade recomendada para iniciar a prática, ou seja, qualquer um pode fazê-la. Para as crianças, há locais com instrutores especializados. Para quem vai se iniciar nas práticas da hatha yoga, deve entender quais são as modalidades e escolas mais difundidas no ocidente. Entre elas estão:

Iyengar Yoga: criada em 1938, por B.K.S. Iyengar, o iyengar yoga é uma prática que focaliza alguns aspectos particulares da asana, tais como alinhamento correto, concentração nas ações internas, e permanência na postura. A ideia é que o corpo se torne harmonioso e com uma anatomia perfeita. Além disso, esta modalidade procura instruir a precisão de cada postura, para que até a energia flua de uma maneira mais harmônica, desenvolvendo assim, a consciência plena. Nessa prática, são utilizados alguns acessórios como cintos, blocos, cadeiras, almofadas, com o intuito de esclarecer melhor o movimento para o praticante.

Power Yoga: conhecida prática por conta de uma de suas alunas mais famosas, Madonna.  O power yoga é baseado nos estilos de Iyengar e Patabhi Jois – Ashtanga Vinyasa Yoga. Esta modalidade enfatiza as asanas que utilizam a força e a resistência. Ao que tudo indica, o power yoga teria sido criado por Beryl Bender Birc, que adaptou as asanas para encadear mais os movimentos e a respiração vigorosa.

Viniyoga: desenvolvida por T.K.V. Desikachar, em 1938, tem por objetivo enfatizar as necessidades individuais de cada praticante, oferecendo ferramentas para o processo de autoconhecimento.

Vinyasa Yoga: é um braço derivado do ashtanga vinyasa yoga. Enfatiza a sincronia dos movimentos. As práticas podem ser vigorosas ou meditativas.

Sivananda Yoga: esta modalidade foi desenvolvida por swami Vishnudevananda, discípulo de Swami Sivananda – Devananda. Visa a manutenção da vitalidade do corpo, o retardamento do envelhecimento precoce, além de atuar em cinco esferas: respiração adequada (pranayama), asanas (exercícios), savasana (relaxamento), dieta vegetariana, pensamento positivo e meditação (vedanta e dhyana). A prática objetiva à espiritualidade e enfatiza a filosofia do vedanta.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!