Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Nunca é Demais Falar de Orquídeas, Estas Belas Flores Ornamentais

Nunca é Demais Falar de Orquídeas, Estas Belas Flores Ornamentais

 

Se há um tipo de flor ornamental que podem ser encontradas em quase todas as regiões do mundo estas são as orquídeas. Flores que pertencem à família das orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas do mundo – são predominantemente encontradas nas regiões tropicais. Também são flores que possuem muito valor comercial, por essa e outras razões, nunca é demais saber sobre as orquídeas e falar delas.

Embora sejam flores ornamentais, nem todas as espécies são comercializadas por conta de suas flores, as quais são em geral pequenas.  Em algumas poucas espécies é possível extrair a baunilha – mas estas subespécies são limitadas e de valor não muito atrativo para que seja efetuado um grande trato em seu cultivo.

As orquídeas crescem sobre árvores, usando-as como um apoio para receber a luz suficiente e necessária ao seu desenvolvimento. Por não se tratarem de plantas parasitárias, ou seja, não são nutridas por meio de outros alimentos que não sejam os de decomposição do próprio solo, além disso, elas retiram do solo todo o material decomposto que cai das próprias árvores que estão ao seu redor.

O que chama muito atenção nas orquídeas e faz dessa planta ser tão procurada por colecionadores é o formato tão intrigante de suas flores. De simetria lateral e não radial, são constituídas porseis segmentos chamados de sépalas, e dentro de cada uma delas se desenvolvem as pétalas, as quais são bastante diferenciadas das demais espécies de plantas. Elas são invertidas, em relação à posição comum das demais pétalas.

As orquídeas também são conhecidas por serem plantas de duração indeterminada – não se sabe exatamente quanto tempo uma orquídea apresenta de sobrevida. Há registros de que exemplares já viveram mais de 200 anos.

Há uma larga diversidade de gêneros de orquídeas, entre elas podemos citar as catleias, as véu de noivas, as dendróbio de capuz, as orquídeas grapete, ludisiadiscolor, as falenópsis, as orquídeas pato-voador, as sapatinhos, dendróbio – falenopsis, as vanda (esta considerada uma das mais populares entre todas as orquídeas encontradas no Brasil), as sobrálias, as baunilhas, as olho de boneca, as chuva de ouro e várias outras. Uma mais bonita do que a outra.

Vale ainda lembrar que há poucos dentre estes exemplares de orquídeas que são terrestres. A maioria delas cresce sempre em árvores. As orquídeas podem ainda ser nativas de um dado local, oriundas de outras regiões, cultivadas em jardins ou até mesmo num cantinho especial da casa. Podem ainda ser usadas como adornos decorativos sobre uma mesa, uma bancada, num vaso ou num cantinho especial.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!