Página Inicial > Casamento > Por que o noivo não pode ver a noiva antes do altar?

Por que o noivo não pode ver a noiva antes do altar?

Conheça um pouco mais dessa tradição de noivo e noiva:

O casamento é uma cerimônia regida por tradições, e até por isso seja tão desejada e planejada por um casal. Toda a mística ao redor das tradições do casamento é válida para um ar mais romântico e fantasioso, mas às vezes alguns aspectos supersticiosos atrapalham tarefas práticas da preparação do evento.

 

Aliança de Casamento

Aliança de Casamento

E como o Brasil é um país católico e tradicional, esses protocolos são levados à risca pela maioria das famílias. Um desses mitos, é o do vestido da noiva, que não pode ser visto pelo noivo antes do altar.

Bolo de casamento diferente

Bolo de casamento diferente

Existe alguma razão prática para isso?

Pode ser que existam razões histórias para alguns mitos, como esse do noivo não poder ver a noiva antes do casamento. Como podemos facilmente imaginar, as questões práticas ficam de lado diante de algumas tradições, e esse é um bom exemplo de tradição mesmo.

Buque casamento

Buque casamento

 

Aquilo que é executado e repetido por gerações sem questionar o real motivo. De acordo com a nossa cultura, um conjunto de tradições que vêm desde o namoro do casal, com troca de alianças. Passa por tradições de noivado e termina com um grande conjunto de procedimentos e rituais que culmina no casamento. Em alguns países orientais, para termos uma ideia, as noivas não participam sequer do casamento, que é celebrado entre o noivo e o pai da noiva, em meio a uma legião de homens de ambas as famílias.

mini-bolo-de-casamento

mini-bolo-de-casamento

A noiva só aparece no final, para selar de vez o compromisso. De acordo com algumas lendas não comprovadas, esse fato servia para evitar o medo do noivo ao compromisso. Quando o noivo via a noiva de vestido cerimonial, dizem alguns, o noivo se desesperava e fugia. Por isso a noiva a partir de determinado momento era apresentada ao noivo apenas na ocasião da cerimônia principal, para que ele não fosse vencido pelo medo do compromisso eterno e fugisse na hora.  Sendo essa história de povos antigos verdade ou não, a questão é que hoje em dia as noivas(principalmente nas tradições ocidentais) preferem não arriscar e seguir o protocolo.

noivos

noivos

A beleza do mito

Temos que admitir que esse conjunto de atos e cenas é benéfico para o casamento. Quando mais carga tradicional e quanto mais aquele momento pareça especial para ambos, mais forte será a mensagem de que o compromisso está sendo feito para durar. Para que não se quebre, assim como as tradições que não se quebraram até hoje, mesmo sem explicações ou razões claras.

 

vestidos-de-noiva

vestidos-de-noiva

Essas pequenas superstições fazem parte de um cerimonial que envolve fantasia e amor, e que servem para preservar a imagem da noiva como uma joia preciosa, que deve apenas ser revelada no momento exato.

 

Compartilhe: