Página Inicial > Pets > Cachorros > Não Cometa Esses Erros Com Seu Cãozinho

Não Cometa Esses Erros Com Seu Cãozinho

Quem tem um animal de estimação é quase um ser devotado. Isto porque fala de seu animal quase como se ele fosse um membro da família. E de fato, quando os cães, por exemplo, chegam às casas passam a ser mesmo parte da família. Mas é importante que fique claro – eles continuam a ser animais. Eles precisam de amor, afeto, carinho e cuidados. Contudo, os cuidados devem ser de acordo com as necessidades de cada espécie. Esta é uma afirmação recorrente entre zootecnistas e adestradores profissionais, que chegam em diversas casas para atender aos pedidos de socorro de inúmeros clientes que não conseguem mais dar certos comando aos seus cães.

De acordo com os profissionais, se há cães que são desobedientes, e bagunceiros, isto se deve especialmente aos donos, que não conseguiram, no momento certo, dar voz de comando aos seus queridinhos. Os cães operam da seguinte maneira: se sabem quem é o dono e recebe voz de comando dele, passa a repetir ações positivas para ser recompensado. Se leva bronca muito intensa, ou se vira contra o dono e deixa- o mais irritado, ou começa a ter um medo terrível dele. É o que os estudos mais recentes comprovam, e que também servem para contrariar algumas técnicas clássicas de adestramento, que apenas corroboram para o insucesso da empreita.

Alguns donos reclamam que na hora das refeições não têm paz, já que os cães ficam latindo querendo também a comida. Isto acontece porque em algum momento este cão foi alimentado pelo dono durante as refeições. Nunca faça isto. Se ele não para de latir, e for um filhote, dê um brinquedinho para ele, ou ainda coloque-o no cantinho reservado. Ele vai aprender que a hora dele vai chegar.

Ensine o cão a não ter inseguranças. É muito comum que os donos de cães peguem-nos em seus colos quando uma chuva está por vir. É sabido por todos que grande parte dos cães tem medo de chuvas, por conta dos barulhos que são assustadores, de fato. Não se deve de maneira nenhuma aumentar esta insegurança nos cães, e os trabalhos para evitar ansiedades devem ser iniciados o quanto antes. Dê alguma comida para o animal, brinque com ele, quando a chuva começar. Assim, é mais fácil tirar o foco dos barulhos provocados pelo fenômeno natural.

Também não deixe para sair com seu cão somente depois que ele tiver tomado todas as vacinas. A recomendação é para evitar que eles tenham contado com vírus, bactérias e verminoses, o que não impede que eles saiam para passear de carro. Eles precisam aprender a se socializarem com outros animais. Desde cedo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!