Página Inicial > Receitas e Mesa > Bolos > Naked Cake com Recheio de Doce de Leite

Naked Cake com Recheio de Doce de Leite

O naked caked surgiu nos Estados Unidos em 2010, e pode-se dizer que tem agradado em cheio muitas pessoas, tanto no mundo da confeitaria quanto os consumidores. O naked cake, ou o bolo pelado – é uma versão de bolos para festas sem a tradicional cobertura de pasta americana, ganache de chocolate ou até mesmo o famoso chantilly. Trata-se de um bolo cujo acabamento é bem rústico – são colocadas as camadas de pão de ló, cobertura e frutas frescas. Tudo montadinho um sobre o outro. Há inclusive confeiteiros que já fazem os acabamentos até mesmo com flores comestíveis. Contudo, é um bolo que segundo os próprios confeiteiros, não deve ser usado em qualquer ocasião ou evento. O ideal é que seja servido em uma festa mais intimista. Para um tradicional naked cake de recheio de doce de leite serão necessários os seguintes ingredientes (para fazer um bolo de três camadas):

4 ovos;
2 tabletes de margarina;
3 xícaras de açúcar;
4 xícaras de farinha;
2 colheres (chá) de fermento;
1/2 colher (chá) de sal;
2 latas de doce de leite.

Modo de preparo:
Em um pote, misture farinha, fermento e sal. Na bata a margarina na batedeira e acrescente açúcar, voltando a bater mais. Acrescente 1 ovo de cada vez e bata até que fique homogêneo. Acrescente metade da quantidade de farinha e, em seguida, o leite. Finalize com a outra metade da farinha. Leve a mistura ao forno em uma forma untada e enfarinhada. Deixe esfriar dentro da forma e, quando frio, desenforme e corte em 3 camadas. Recheie cada uma delas com doce de leite e deixe assar por 40 minutos, ou até  a massa ficar dourada.

Para fazer o bolo do topo:

Ingredientes:
3 ovos;
1 1/2 tablete de margarina;
2 1/4 xícaras de açúcar;
3 xícaras de farinha;
1 1/2 colher (chá) de fermento;
1/2 colher (chá) de sal;
1 lata de doce de leite.

Para a montagem e decoração do bolo:
2 palitos de churrasco;
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro;
Frutas vermelhas (morango, framboesa, ameixa).

Modo de preparo:
Faça o mesmo processo anterior usando o bolo com apenas uma camada de recheio. Para dar sustentação ao bolo do topo, corte 4 medidas do palito do tamanho do bolo base. Insira os palitinhos numa circunferência, no centro do bolo, que servirão como os pilares do bolo. Empilhe os bolos e, com o auxílio de um coador, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre todo o bolo. Decore com frutas vermelhas como morangos, framboesas e ameixas.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!