Página Inicial > Entretenimento > Músicas > Músicos Brasileiros: Antônio Carlos Jobim

Músicos Brasileiros: Antônio Carlos Jobim

Antônio “Tom” Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que acabou entrando para a história da música brasileira apenas como Tom Jobim, é um dos maiores cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Além de se consagrar como um dos músicos mais populares do mundo neste gênero musical nacional, Tom Jobim também era Maestro, Pianista, Arranjador e também Violinista.

Tom Jobim nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1927, mais precisamente no Bairro da Tijuca. Na sua vida pessoal teve um problema familiar, ficando distante do pai em praticamente toda sua infância e também adolescência. Desta forma, especialistas afirmam que boa parte das suas composições e da sua história musical acabou sendo influenciada pela sua história melancólica e de tristeza.

Um fato curioso sobre a vida e sobre a obra de Tom Jobim é que a música não era a sua primeira opção em termos de carreira e profissão que ele seguiria. Na verdade, as suas primeiras experiências profissionais foram como Arquiteto. Mas acabou rapidamente percebendo que aquela não seria a sua área de trabalho, e acabou largando o seu emprego em um escritório para tentar a vida como pianista.

Começou a sua carreira tocando em bares e boates do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, sendo que depois de alguns anos nestes trabalhos acabou sendo contratado como arranjador pela gravadora Continental. Passou a ter mais contato com o mundo da música e começou a criar uma parceria com outros músicos, quando começou a criar suas primeiras composições.

Um dos seus parceiros acabou entrando para a história como uma das duplas mais bem sucedidas da história da música popular brasileira: Vinicius de Moraes. Os dois começaram a lançar discos juntos e fizeram muito sucesso nacionalmente, conseguindo até mesmo projeção internacional depois de vencer alguns festivais. Chegou até mesmo a gravar com grandes nomes da música internacional, como foi o caso de Frank Sinatra.

Confira a lista dos álbuns solos de estúdio:

The Composer of Desafinado, Plays (Verve, 1964)

Antônio Carlos Jobim (Elenco, 1964), reedição brasileira do álbum acima, com capa e título diferentes.

The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim (Warner, 1964)

A Certain Mr. Jobim (Warner, 1965)

Wave (A&M/CTI, 1967)

Stone Flower (CTI, 1970)

Tide (A&M/CTI, 1970)

Matita Perê (Philips, 1973)

Jobim (MCA, 1973), reedição estadunidense do álbum acima, com capa e título diferentes. A diferença é que contém uma faixa a mais: “Waters of March”.10

Urubu (Warner, 1975)

Terra Brasilis (Warner, 1980)

Passarim (PolyGram, 1987)

Antônio Brasileiro (Columbia, 1994)

Inédito (BMG, 1995)

Compartilhe:

Deixe seu comentário!