Página Inicial > Educação > Museu do Vaticano: Onde Fica, Como Ir e Quanto Custa?

Museu do Vaticano: Onde Fica, Como Ir e Quanto Custa?

O Museu do Vaticano ou “Museus do Vaticano” – assim mesmo no plural, é um conglomerado de pequenos museus reunidos e instalados em edificações que, antigamente, funcionavam como aposentos de Papas de épocas anteriores. São várias salas, assim como há uma diversidade de instalações que abrigam acervos importantíssimos para a história da arte e da arte sacra.

Para visitar o museu que está localizado no Viale Vaticano, 00165 Roma, Itália. Para o turista que está em Roma, mesmo que de passagem, é um dos museus de visitação obrigatória. Mas é importante salientar que o visitante deverá reservar pelo menos 5 horas para visitar todas as instalações dentro do prédio. E isto, vendo tudo bem rapidinho.

O complexo que hoje compõe o Museu ou Museus do Vaticano começou a se formar em meados do século XVI, quando o então Papa Júlio II deu início a uma coleção de esculturas no local onde hoje ficam a Praça e a Basílica de San Pietro – ou São Pedro, se preferir.

A arquitetura do Museu do Vaticano é fantástica e capaz de levar o turista aos primórdios de algumas civilizações, isto porque nele há galerias que datam do período em que a região era habitada pelos etruscos. Há ainda muita tapeçaria egípcia espalhada pelos corredores dos museus – existe uma seção reservada que data dos séculos XV ao XVII.

Ainda é importante salientar que o Museu do Vaticano abriga uma série de obras dos mais importantes pintores italianos da renascença. Há um conjunto com 4 salas decoradas com pinturas de Rafael, incluindo a clássica pintura “Escola de Atenas”. Nos espaços adjacentes a estas salas, ainda podem ser apreciados outros museus menores e também etnológicos.

No entanto, o que costuma chamar mais a atenção do visitante é a Capela Sistina, cujos fantásticos afrescos no teto, retratando cenas do Gênese, e que foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512 são repletos de poder e beleza, que provocam até mesmo esquecimento nos mais exigentes, que chegam a se esquecer de apreciar as pinturas das paredes laterais, feitas por mestres como Ghirlandaio e Botticelli. Vale lembrar que esta é a região onde conclaves são reunidos para a eleição dos novos papas.

Já estando dentro do museu, não deixe também de apreciar a Galeria de Mapas, contendo cerca de 40 mapas produzidos por Ignazio Danti, representando os Estados Papais.

A visitação ao Museu do Vaticano pode ser feita de segunda a sábado, 9h00 às 16h00. Não funciona aos domingos, exceto no último domingo de cada mês. Há visitas guiadas. Prepare as pernas para algumas horas nas filas. É possível fazer a compra antecipada do ingresso, com até 48 horas de antecedência. Mas fique atento, os Museus do Vaticano são muito visitados, o que faz com que a procura por reservas seja imensa. A entrada inteira custa € 28,50.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!