Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Modelos de Persianas para Casa e Escritório

Modelos de Persianas para Casa e Escritório

Como escolher o modelo ideal de persiana para diversos ambientes da casa.

As persianas conferem modernidade, aconchego, beleza e refinamento ao espaço. No lar ou no trabalho, funcionam muito bem quando o objetivo é controle da luminosidade e função térmica dos ambientes.

São práticas tanto no uso quanto na limpeza. Podem vedar a entrada de luz ou controlá-la parcialmente, alterando a temperatura do local. Quanto maior forem as lâminas das persianas, maior será a passagem de luz e ar quando elas estiverem abertas. Feitas geralmente de tecido, poliéster, alumínio, madeira, vinil, bambu ou PVC, são fáceis de higienizar: um espanador para tirar a poeira ou o aspirador com a escovinha na ponta para não amassar as lâminas é o suficiente para mantê-las limpas.

Seu fechamento pode ser standard (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste contínua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal quando a persiana é muito alta. Neste caso, podem ser controladas por painel na parede, controle remoto ou computador pessoal. Alguns modelos especiais permitem um fechamento que preserva a intimidade dentro de casa ou do escritório sem que se perca a visão da parte exterior.

Outra importante função da persiana é o auxílio no isolamento acústico. As de alumínio, perfilados ou semitubulares, preenchidos com poliuretano, são as melhores opções. Também são mais duráveis. Combinando a praticidade com elegância, as confeccionadas com tecidos, chamadas de “Silhouette”, são uma das mais vendidas. As cores neutras combinam com quase todos os ambientes.

Diante de uma oferta tão vasta de materiais, texturas, formas, cores e modelos, é básico saber que as persianas podem ser horizontais (com lâminas de alumínio e ajuste de luminosidade através de bastões em acrílico), mais adequadas para escritórios, ou verticais (de tecido poliéster ou PVC), para uso residencial ou comercial, que são as que garantem controlar melhor a iluminação.

O modelo de tecido é indicado para as salas de uma residência, visto que deixa o ambiente mais claro pela distribuição igualitária da luz solar. Já o modelo emborrachado, que impede a passagem da claridade, costuma ser empregado nos quartos. E a persiana em PVC deve ser instalada na cozinha, por ser um material mais fácil de limpar e retirar resíduos gordurosos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!