Página Inicial > Esporte > Modalidade Olímpica: Ginástica Artística

Modalidade Olímpica: Ginástica Artística

A ginástica artística é uma das modalidades olímpicas mais interessantes, já que trabalha com os movimentos do próprio corpo. Sabe-se que a prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística já eram praticados desde o Egito Antigo.

No entanto, de acordo com os historiadores, a ginástica artística já era praticada no berço das Olimpíadas, na Grécia. Acredita-se que esta modalidade tenha surgido em função da busca por um corpo perfeito, para a prática de esportes que estivessem notoriamente ligados ao desempenho militar dos que eram treinados para a finalidade de guerra.

Vale ressaltar que a prática da ginástica, em especial àquela que daria origem à modalidade esportiva, durante a Idade Média, esteve em verdadeiro declínio. Isto se justifica pelo fato de que, durante este período, oculto ao corpo perdera muita força.

A ginástica, portanto, viveu em verdadeiro ostracismo até o século XIX, quando o alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn fundou a primeira escola para a prática de ginástica ao ar livre.

Friedrich implantou as teorias racionalistas da época, afirmando que “corpo são era sinônimo de mente sã”. No entanto, os pesquisadores hoje sabem que o grande objetivo de Friedrich era, na verdade, preparar os jovens para enfrentar o Exército de Napoleão Bonaparte, que invadiu toda a Europa.

Jahn criou os diversos aparelhos que são clássicos na ginástica até os dias de hoje. O cavalo com alças, as barras horizontais, as trave e as barras paralelas. Além disso, foi ele quem desenvolveu as modalidades de saltos. Ele é considerado o “pai da ginástica olímpica”, mesmo tendo sido perseguido e preso,pois a prática do esporte foi considerada por seus adversários perigosa e de alto teor revolucionário.

Ainda assim, Jahn deixou seguidores que deram continuidade aos seus trabalhos. Muitos ginastas alemães trataram de disseminar o esporte por outras nações, entre elas o Brasil. Depois de décadas de proibição, em 1881 foi fundada, em Liege, na Bélgica, a Federação Europeia de Ginástica (FEG).

Tanto frutificou que a ginástica Olímpica é um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas na Era Moderna, em 1896, realizada em Atenas. A ginástica engloba diversas provas que são realizadas no âmbito feminino e masculina.

No masculino, as provas são: solo; cavalo com alças, argolas, salto sobre o cavalo, barras paralelas e barra fixa. No feminino temos: solo; salto sobre o cavalo, barras assimétricas e trave.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!