Página Inicial > Esporte > Modalidade Olímpica: Esgrima

Modalidade Olímpica: Esgrima

A esgrima é uma das modalidades esportivas mais antigas, e que foi sendo aperfeiçoada até fazer parte oficialmente dos jogos olímpicos. É sempre importante ressaltar que, o manejo de espadas sempre foi fundamental na história do homem. Desde a antiguidade, o manuseio das espadas era comum e exigido como elemento de combate e proteção em guerras e batalhas.

No Egito, havia uma comemoração que era realizada com espadas, cuja finalidade era comemorar uma vitória em batalha. Entre gregos e romanos, as atividades com espadas também tinham um caráter lúdico. Com o tempo, as espadas foram se tornando mais leves e de espessuras mais finas. Com a invenção da pólvora, tornaram-se mais raros os seus manuseios.

A esgrima foi uma modalidade criada com o intuito de manter viva a tradição de uso de espadas.  Os primeiros esgrimistas profissionais de que se têm conhecimento foram os franceses Daner, Lafaugére e Juan Luis. Eles também são considerados os primeiros mestres a definirem a técnica da esgrima. Foi desse nodo que surgiram as regras que consideravam a maneira de tocar a espada no rival mais importante do que o local do golpe.

No entanto, foi um longo caminho até a oficialização desse esporte. A Federação Internacional de Esgrima só foi criada em 1913. O primeiro Campeonato Mundial da modalidade aconteceu em 1921, em Paris. Mesmo assim, pode-se verificar que havia relativa importância no esporte que, oficialmente, fora introduzido antes nas competições olímpicas. Provas de esgrima aconteceram nas Olimpíadas de Atenas, em 1896.

Na esgrima, usa – se três tipos de armas diferentes: o florete, a espada e o sabre. O florete possui 90 cm de comprimento e pesa 500 gramas. No florete, os atletas somente pontuam quando atingem o peitoral do adversário. A espada possui 110 cm de comprimento e pesa 770 gramas. Na modalidade espada, o atleta tem a permissão de atingir o adversário em qualquer párea do corpo. Já no sabre, que possui 88 cm de comprimento e pesa 500 gramas, a pontuação somente é válida quando o atleta toca o adversário acima da região da cintura.

As disputas também são diferentes. Tanto no sabre quanto na espada, as disputas são individuais ou por equipes. Já no florete, a disputa é apenas individual. As disputas acontecem em três tempos de três minutos cada.  O primeiro atleta a conseguir 15 pontos vence a disputa.  A competição é eliminatória, e se realiza em uma área de 14 metros por 1,5 metros.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!