Página Inicial > Esporte > Modalidade Olímpica: Badminton

Modalidade Olímpica: Badminton

Ainda pouco comum no Brasil, o badminton é uma modalidade esportiva olímpica que se assemelha bastante com o tênis. Trata-se de um esporte que se caracteriza por ser um misto de tênis e vôlei de praia, no qual o atleta joga com uma raquete e uma peteca. Não se sabe ao certo qual é a sua origem, mas ao que tudo indica, o badminton teria sido levado para Inglaterra por colonizadores que tiveram contato com o esporte na Índia, onde é chamado de “poona”. Mas, foi entre os ingleses, que a prática se popularizou. É uma modalidade esportiva que exige do atleta diferentes habilidades tais como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

O badminton é disputado contra uma ou duas duplas. Não se trata, portanto, de uma atividade esportiva individual. A peteca é também chamada de “volante ou birdie”e é arremessada com a ajuda da raquete, daí a semelhança com o tênis. O jogo se realiza em uma quadra ou campo, que em geral, possui o formato retangular com medidas de 13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura. No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

A peteca que é usada no badminton é constituída por uma bola relativamente leve, que éenvolta por 16 penas de ganso. Cada pena possui 6 gramas.

O jogo possui um objetivo bastante claro: fazer com que a peteca toque o campo do oponente ou dos oponentes, passando por cima da rede. A cada queda da peteca, é contabilizado um ponto para o jogador que fez o arremesso da peteca. O jogo é dividido em três games de 15 pontos e vence o jogador ou a dupla que ganhar dois ou três games também chamados de sets. Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.Em cada game cada jogador ou dupla poderá atingir até 21 pontos. No entanto, o jogo, poderá ser estendido até os 30 pontos em caso de empates sucessivos. Trata-se do famoso “Golden point” ou ponto de ouro, que acontece no 29º. Ponto.

A partida tem início quando o árbitro realiza o tradicional sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipe que escolheu ou que ficou com o serviço, inicia o jogo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!