Página Inicial > Viagens > América do Sul > Mendoza, Conheça Esse Belo Lugar da Argentina

Mendoza, Conheça Esse Belo Lugar da Argentina

De clima seco, de solo árido, mas com paisagem paralisante. É assim que pode ser descrita a cidade de Mendoza, capital e também maior cidade da maior província homônima, da República da Argentina. Situada no oeste do país, bem no entorno da Cordilheira dos Andes, é um dos polos de produção de vinho e azeite mais famosos e, hoje, importantes do mundo. É também um destino muito procurado por turistas do mundo inteiro, e especialmente apreciado pelos brasileiros.

Alguns geógrafos afirmam que a cidade de Mendozatinha tudo para ter dado errado, por conta de sua localização geográfica e clima. Ela está praticamente encravada na Cordilheira dos Andes, lugar onde há uma das mais baixas ocorrências de chuva na Argentina. Já passou por terremotos avassaladores, e a região, de fato, à primeira vista, é pouquíssimo convidativa, por conta de sua formação.

O centro da cidade é arborizado, com ruas largas, e guarda diversos monumentos históricos importantes para a cidade.

Porém, os habitantes locais transformaram Mendoza em um lugar rico e próspero, que hoje é considerado por empresas de turismo como um oásis para os turistas. Como há uma falta de água natural da região, a opção foi transformar a paisagem do o árido e seco com diversas tubulações de irrigação que levam água potável para todos os locais de Mendoza.

O local já era um acesso entre o Oceano Pacífico e as Cordilheiras do Andes, e que em meses de calor, a temperatura pode chegar a 40º. C; já no inverno, as temperaturas podem ficar, facilmente, a baixo de zero. a média, porém fica na casa dos 25º. C. A paisagem muda também completamente entre as estações. No verão, há as variedades cromáticas em que predominam os tons ocres das montanhas andinas e amarelados dos álamos a beira das estradas. As águas do rio Mendonza, maior e mais importante rio da região, também sofrem mudanças. Elas ficam mais escuras, pois sofrem as influências das chuvas que vêm dos Andes.

A ocorrência pluviométrica em Mendoza não passa de 200 milímetros anuais.

Mendoza é considerada uma das principais vinícolas da América do Sul, estando também entre as mais importantes do mundo. As principais variedades de castas de uvas são produzidas em Mendoza. E, são as vinícolas, algumas das atrações tanto durante as estações de mais quentes, quanto as mais frias. Algumas vinícolas são servidas com pousadas e recebem os turistas o ano inteiro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!