Página Inicial > Negócios > As Melhores Franquias para Investir

As Melhores Franquias para Investir

Com investimentos pequenos, as microfranquias têm crescido em cidades pequenas a ritmos impressionantes e tornam-se, rapidamente, grandes impérios, muitas vezes ainda desconhecidas por não estarem presentes nos grandes centros urbanos. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), estes negócios representam 17% do total de marcas e 4% do faturamento do setor, ou seja, 3,7 bilhões de reais.

É possível abrir um negócio com valor inicial a partir de 30 mil ou 50 mil. A expansão se deve muito a iniciativas de incentivo ao pequeno empresário. Um exemplo disso é o que ocorre no Espírito Santo, onde o Sebrae local decidiu apoiar as micro e pequenas empresas com uma injeção de R$ 60 mil.

Ao escolher investir em uma franquia, o empresário deve buscar informações dos principais indicadores da rede, como números do faturamento, da lucratividade e do retorno (mensal e a longo prazo). Porém, a identificação com o tipo de negócio é indispensável para o sucesso. Não se pode, por exemplo, abrir um pet shop se não existe afinidade e gosto por aquele trabalho.

Em 2013, muitas franquias são apontadas como as mais promissoras. E o mercado de produtos e serviços para animais domésticos no Brasil é justamente um deles. A previsão de faturamento para 2012 era de quase 13 bilhões de reais, um negócio bilionário. A concorrência é grande, já que lojas se proliferam, mas se houver comprometimento e persistência, o momento de construir uma base sustentável é agora. A franquia PetFree, por exemplo, oferece três modelos de negócios: Pet Stander; Pet& Clínica Free; e Pet & Hotel Free. O grupo disponibiliza ao franqueado os manuais, site personalizado, suporte, supervisão de campo, treinamentos e reciclagens. Os investimentos oscilam de 52 a 92 mil.

Também são vantajosas as franquias de serviços automotivos. O País já tem mais de 70 milhões de veículos registrados e toda essa frota precisa de serviços. Há negócios nas áreas de manutenção, reparos, instalação e venda de acessórios.

Outra tendência no mercado de franquias é o de indústrias entrando para o varejo, sobretudo áreas de roupas e sapatos. Um exemplo de consolidação é o da Hering, que está entre as que mais vendem. Ela se reinventou nos últimos anos e os lucros são imensos. Aqui, o investimento médio é de 155 mil reais.

Destaque ainda para franquias relacionadas à beleza da mulher. O mercado de beleza brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O investimento médio nessa área é de 180 mil reais.

Outros setores em crescimento são o de presentes, mobiliário e decoração, e franquias da área de conveniência que têm o benefício de estarem associadas a outros negócios, como por exemplo, postos de combustíveis.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!