Página Inicial > Receitas e Mesa > Queijos > Melhores Combinações de Queijos e Vinhos

Melhores Combinações de Queijos e Vinhos

Existe uma verdade praticamente absoluta que é aceita no mundo dos vinhos, e que os queijos e os vinhos são uma combinação que foi criada pelos Deuses. Até mesmo quem nunca ouviu falar da bebida ou não gosta já ouviu falar isso inúmeras vezes. Apesar disto muitas pessoas não sabem o real motivo desta harmonização entre os sabores. E será que existe uma explicação através das composições de vinhos e queijos que possa explicar a fama, ou ainda que o queijo deverá ter uma relação um pouco melhor.

Apesar disto procure não pensar que a harmonização entre os queijos e os vinhos são fáceis. Todas as pessoas tem uma opinião diferenciada mas veja a seguir algumas indicações dos especialistas no ramo.

Os queijos frescos

Os queijos frescos são ideais para que se comece uma reunião, já que normalmente pedem vinhos que são brancos e frescos. Possuem uma boa acide e são aromáticos.

Queijos duros

Os queijos duros, pedem por vinhos tintos potentes, como um chamado Cabernet Sauvignon. Já o vinho Pecorino irá bem com vinhos de médio corpo, como por exemplo o Malbec.

Queijos macios

Estes costumam combinar com vinhos brancos considerados estruturados como por exemplo o Chardonnay . estes que deverão ser tintos, leves e ainda pouco tânicos, como por exemplo os do Vale do Rôdano, conhecidos como por exemplo Côtes du Rhône, ou um cru Beaujolais. Além disso poderão ser também combinados com marcantes como Cabernet Sauvignon e Carmenère, ou ainda os vinhos brancos e secos e também encorpados como por exemplo Semillion Blanc ou Frascati.

Queijos semidouros

Os queijos como o Emmenthal e o de minas curado e semi curado combinam perfeitamente com tintos leves, como por exemplo o Côtes du Rhône. Deverão ir bem com os italianos que sejam mais leves como por exemplo o Barbera. Podem ainda combinar com os brancos secos, como por exemplo os Chardonnays e também os queijos considerados estruturados.

Com estas dicas você deverá ter a noção exata de todos os queijos que podem ser consumidos de acordo com o queijo que você for servir.

Compartilhe: