Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Mão de obra para Reforma ou Construção

Mão de obra para Reforma ou Construção

A hora de contratar a mão-de-obra para a reforma ou construção da sua casa ou apartamento é um momento muito importante e que requer toda a atenção. Isso, pois todo o seu plano pode ser arruinado se você confiar os serviços nas mãos erradas. Portanto, é preciso ter toda a cautela e cuidado na hora de selecionar os profissionais que irão trabalhar na sua casa.

Como todo mundo sabe, contratar os serviços de pedreiros de forma individual pode render problemas, caso algum deles falte e atrase a obra. Outro aspecto negativo é quando um dos profissionais contratados acaba não cumprindo com o acordo, e simplesmente desaparece. Neste caso, os demais trabalhadores não terão relação com a falha do outro, não tendo a obrigação de substitui-lo, e você não conseguirá cobrar a responsabilidade de ninguém. Mais um ponto a ser considerado, é quando acontecem eventuais desacordos entre os próprios operários, e assim os trabalhadores poderão um jogar a culpa no outro, virando um efeito pingue-pongue, onde nada é esclarecido e a única prejudica é a sua obra. Portanto, a melhor iniciativa é procurar uma equipe de sua confiança ou então contratar uma empreiteira ou empresa de engenharia que se responsabilize pela obra e por seus operários. Antes de contratá-la, pesquise sobre a mesma, procure indicações, saiba quais obras já foram realizadas por ela, tente desvendar se há alguma reclamação, etc.

Porém, se você não tiver uma quantia reservada, não podendo contratar os serviços de uma empreiteira ou de um gerente de obras, será necessário tomar alguns cuidados que exigem atenção redobrada. Isso, pois os problemas podem ir além de serviços mal feitos ou abandono de obra, como a possibilidade de acidentes que podem ser ocasionada por algumas falhas como a segurança: a equipe de funcionários pode sofrer quedas por não utilizarem os acessórios corretos de segurança, entre outros, que poderá trazer problemas com a legislação trabalhista. Neste caso, prefira profissionais, como pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, indicados por alguém que conheça o assunto, como um profissional arquiteto ou engenheiro, evitando dificuldades.

Tente seguir estas dicas, e sua obra, com certeza, terá muito sucesso.

Compartilhe: