Página Inicial > Entretenimento > Coleções > As Mais Completas Coleções de Selos

As Mais Completas Coleções de Selos

O ato de fazer coleções de determinados objetos já faz parte da cultura do homem há muito tempo. Colecionar objetos que nos são queridos, além de ser um hábito muito agradável, segundo especialistas, também desenvolve certas características como responsabilidade, organização, bem como diversas outras funções cerebrais.

Muito comum entre pessoas de país do mundo inteiro é o hábito de colecionar selos. Entretanto, é importante salientar que colecioná-los não é o mesmo que se tornar um filatelista, ou seja, estudioso nesta arte. Um filatelista não necessariamente deve ser um colecionador, mas em geral acabam também por fazer suas coleções uma vez que passam a ter um conhecimento mais profundo sobre os selos. Os filatelistas conhecem da história dos selos, de forma geral ou até mesmo particular. A filatelia, que é um dos passatempos mais populares do mundo inteiro, tem hoje cerca de 40 milhões de adeptos.

Quem coleciona selos o faz por diversão, relaxamento e muitas vezes não se vê obrigado a tomar cuidados muito específicos. Acontece que colecionadores passam a se preocupar com certos detalhes tais como fazer uma coleção bem específica de selos de certos países, determinados períodos históricos ou até mesmo levar em consideração aspectos geográficos para determinar como e o que colecionar de fato.

Para aqueles que desejam iniciar uma coleção de selos, alguns cuidados devem ser tomados para que o hobby seja cada vez mais agradável e feliz. Diversas maneiras diferentes podem ser adotadas, algumas pessoas iniciam suas coleções retirando selos de correspondências familiares recebidas, novas ou antigas. A compra de selos em agências dos Correios também pode ser uma forma interessante para se iniciar a coleção.

Os selos não devem ser pegos com as mãos. É importante ter uma pinça para pegá-los. Desse modo, não há risco de que o selo se danifique. Para retirar o selo que já foi usado e está em um envelope, é necessário mergulhar o pedaço de papel onde ele está colado numa vasilha com água, em poucos minutos o selo se desprenderá. Quando ele já estiver solto, pegue-o com a pinça e coloque a parte desenhada sobre um pedaço de jornal, para que a secagem seja perfeita. Adquira um álbum específico para colecionar selos, estes são conhecidos como classificador e são encontrados em casas de filatelistas. Depois disso, basta ir organizando sua coleção aos poucos. E tenha a certeza de que um dia, ela será bem valiosa, em todos os sentidos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!