Página Inicial > Viagens > Europa > Lyon Viagem para a França

Lyon Viagem para a França

Lyon é uma das maiores cidades francesas e faz parte de uma região metropolitana. Fundada em 43 a.C. pelos romanos, era a capital da província da Gália. Foi lá que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro fora da península Itálica que conquistou a Britânia. O município tem grande valor pela intensa presença de indústrias e universidades.

Lyon foi estabelecida sobre a colina Fourvière. Durante o Renascimento, a cidade ampliou suas relações devido ao comércio de seda, principalmente com a Itália: a influência italiana na arquitetura de Lyon ainda pode ser notada. Foi com o comércio da seda, que Lyon se tornou importante no segmento industrial no século XIX.

Durante a Revolução Francesa, Lyon ficou contra a Convenção e deu apoio aos girondinos. Em 1793, a região ficou cercada por aproximadamente uns dois meses, e foi agredida pelo exército revolucionário, antes de se render. Muitas pessoas foram executadas e diversos edifícios acabaram destruídos, sobretudo em torno da Place Bellecour. Uma década depois, Napoleão comandou a reconstrução de todos os edifícios derrubados durante o período.

Lyon é a 3ª cidade mais populosa e conta com o segundo maior centro de negócios da França, sendo assim um dos principais núcleos econômicos da Europa. Sua economia tem ênfase para a indústria e cultura. É considerada a capital mundial do tecido, o que esclarece a presença de tantos ateliês antigos em seu centro, assim como algumas das grifes mais conhecidas. No seu complexo urbano se sobressaem alguns edifícios medievais do centro antigo, dividindo seu espaço com um bairro como Part-Dieu, um dos máximos e mais ativos polos econômicos do país.

Outra grande atração da cidade de Lyon é que lá vive o chef e também celebridade Paul Bocuse, que mantem um renomado restaurante na cidade, chamado L’Auberge du Pont de Collonges. O espaço gastronômico conta com três estrelas Michelin. Por esse motivo em destaque, entre outros aspectos do gênero, a região é considerada um dos principais redutos gastronômicos de toda a França. E com certeza, são características como estas que atraem cada vez mais turistas e visitantes de todos os lugares na cidade de Lyon.

Compartilhe: