Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Luminária | Luminárias de Mesa, Teto e Pendente | Tradicional e LED

Luminária | Luminárias de Mesa, Teto e Pendente | Tradicional e LED

No momento de escolher o tipo de iluminação para a casa  é fundamental  que as luminárias sejam altamente adequadas aos ambientes onde serão colocadas.

boa iluminacao para a sala

Dimensões, funcionalidades, cores predominantes em cada espaço devem ser planejados detalhadamente para que não haja erro no momento da compra.

As luminárias são peças que fazem parte da decoração de um ambiente desde que a iluminação se popularizou.

Para não deixar as lâmpadas à mostra começaram a encapá-las com papel transparente ou colorido o qual fosse capaz de ainda deixar que a luz emitida fosse o suficiente para a iluminação do local.

E assim, com muita criatividade, as luminárias foram ganhando espaço na decoração de casas e ruas públicas. Os modelos foram sendo criados e ganharam espaço para apreciação inclusive em diversas feiras de decoração e designer. É impossível não encontrar uma casa que não tenha uma linda luminária.

Há vários tipos de luminárias que podem ser utilizados em diversos tipos de ambientes e casas. Há luminárias de embutir, as quais são ideais para quem dispõe em casa de tetos feitos em sancas ou forros de madeira.

Para que elas iluminem bem os ambientes também é importante que a escolha da lâmpada seja feita de maneira adequada. E nesse caso, basta pedir a orientação de um profissional da área nas próprias lojas onde se comercializa produtos para iluminação.

As luminárias se apresentam também em modelos conhecidos como pendentes.

Este tipo de luminária oferece muito destaque em ambientes como sala de jantar, sala de tevê onde a luz deve ser mais direta para dar a sensação de amplitude no local. As luminárias podem ser redondas, bojudas ou ainda verticais.

Já para quem busca modelos mais diferenciados, é ainda possível encontrar modelos mais artesanais e muito personalizados.

Tanto as feiras e sites que reúnem os trabalhos de artesãos especializados em produzir as luminárias é possível encontrar verdadeiros achados e obras de artes exclusivas para decorar a casa.

As luminárias são feitas de diversos materiais; desde papel vegetal com desenhos e motivos orientais até mesmo de diversos materiais reciclados.

Há artesãos que produzem luminárias a partir de material que recolhe em caçambas, cujo lixo seria desovado em lixões. Quem opta por este tipo de luminária, além de possuir em casa um material exclusivo, ajuda a proteger o meio ambiente.

Iluminação com Luminária de Mesa

A iluminação de um espaço é algo que pode fazer toda a diferença para harmonizar os ambientes. São muitos tipos de decoração, desde as mais densas até mesmo as mais sutis.

Para cada um dos ambientes, existe uma iluminação específica, e além de ser responsável por todas as características do espaço, as cores dos ambientes precisam ser condizentes. A partir disto é importante analisar os locais antes de colocar uma iluminação embutida por exemplo.

luminaria de mesa criativa

Para uma iluminação perfeita tudo deverá conversar, como por exemplo as cores das paredes, o ambiente, a forma como todos os elementos se encaixam.

luminaria de mesa escritorio

Caso a sua sala de estar tenha cores branco e vermelho por exemplo, o interessante é que exista uma iluminação um pouco mais densa, com luzes mais baixas, para que possa ficar um clima mais intenso e aconchegante no espaço.

luminaria de mesa branca

No caso dos quartos, um ambiente que seja pessoal e privativo poderá ser utilizado, e a escolha do plafon, ou seja, aquela luminária que é colocada no teto deverá demonstrar na prática aconchego, já que é um espaço de relaxamento.

luminaria de mesa simples

Se o plafon não lhe agradar, pode-se utilizar lâmpadas fluorescentes compactas, estas que além de mais econômicas, tem um diferencial que não produzem calor, se forem de led melhor ainda.

luminaria de mesa

Para aproveitar a iluminação natural dos ambientes, é interessante que você pendure espelhos na parede oposta da janela. Procure decorar as janelas com estores ou ainda cortinados em tecidos naturais e que tenham tonalidades mais claras, que possam permitir a entrada de luz.

luminaria de mesa led

Adquira também acessórios de decoração com superfícies devidamente espelhadas, estas que poderão refletir qualquer tipo de luz e tapetes e carpetes de cores bastante claras.

luminaria de mesa de madeira

Uma boa luz para trabalhar não deve ofuscar quem a utiliza, e deverá oferecer todo o conforto aos olhos de cada um, para que este possa levar a cabo as tarefas do dia a dia que precisar desempenhar, principalmente se você trabalhar em casa.

luminaria pendente quadrada

Luminária de Teto para Casa ou Escritório

Reformar não consiste em quebrar tudo dentro de uma casa ou apartamento. Algumas pequenas mudanças promovidas em certos ambientes,  para aumentar o conforto, qualidade e garantir a funcionalidade de casas e apartamentos, já fazem uma diferença enorme na vida e/ou rotina dos moradores.

lindo pendente preto

Isto sem contar que não é necessário gastar muito para as executar as pequenas transformações.

luminaria pendente em cilindro

Além disso, quem curte os trabalhos mais manuais, pode ainda fazer uso do “faça você mesmo” e promover mudanças sem gastar com a mão de obra especializada.

pendente vinho0

Um tipo de reforma que muitas vezes é necessária é quanto ao sistema de iluminação de uma casa.

Caso o imóvel não tenha sido comprado na planta – não sofreu reformas quando o morador recebeu as chaves, por exemplo – não conta com um projeto mais personalizado ou moderno.

A iluminação é de extrema importância em uma casa. Se o imóvel for antigo então, é necessário fazer algumas adaptações para garantir, acima de tudo claridade e novas regulamentações de uso de lâmpadas que possuem eficiência de energia.

luminaria pendente redonda

Alguns ambientes nem sempre recebem o devido olhar quando o assunto é sistema de iluminação. Cada cômodo da casa pede um tipo adequado, dada a funcionalidade do ambiente.

luminaria pendente com estampa

Quanto mais iluminado estiver o local, mais agradável será, por exemplo, realizar uma leitura. Locais para descanso, onde o silêncio e o aconchego irão prevalecer, precisam de uma iluminação mais leve, porém não menos agradável. Por isso, uma simples troca de lâmpadas – com pendentes e abajures já vai garantir outra funcionalidade ao ambiente.

luminaria pendente moderna e linda

Atenção especial para alguns locais como sala de estar. A sala de estar é local em que as pessoas passam relativamente algum tempo, vale apostar numa iluminação em estilo mais cênico e com lâmpadas de LED.

Posicionar as lâmpadas nos pontos estratégicos para valorizar algum tipo de detalhe que já faça parte da decoração. Posicione alguns abajures ao longo da sala para valorizar pontos de leitura e descanso.

luminaria pendente em madeira vazada

Use lâmpadas brancas no teto, e amarelas nos abajures. Contrate os serviços de um bom gesseiro para fazer sancas, estas ficam bonitas e dão um ar mais moderno à sala.

luminaria pendente oval

Cozinhas, banheiros e lavabos devem ter um outro tipo de iluminação. Use ao máximo a iluminação natural, deixando lâmpadas para serem acesas apenas em horários que não podem mesmo fazer o uso da luz natural. Aposte lâmpadas que emitam luz fria.

luminaria pendente em metal

Escritórios devem ter boa iluminação, em especial se forem home office. Já o hall de entrada deve ter uma iluminação mais sutil, aposte em sancas ou luminárias – nos dois casos, luz amarela.

Luminária Pendente na Decoração de Interiores

A questão da iluminação em um projeto de interior é fundamental para dar luminosidade adequada aos ambientes. Sem um bom projeto de iluminação, todo o restante da decoração do interior da casa estará comprometido.

pendente branco0

Daí ser tão importante definir onde serão colocados os pontos de iluminação, bem como os tipos de luminárias. Há no mercado uma infinidade de modelos, sendo que cada um deles é mais apropriado para determinado local.

pendente dourado0

Por sua vez, um dos tipos que mais tem atraído os consumidores são as luminárias pendentes. Luminárias pendentes, que são aquelas que ficam penduradas no teto e são o tipo de luminária ideal quando se quer destacar algum móvel ou algum ponto do ambiente.

lindo pendente amarelo0

Elas possuem como principal atrativo serem altamente chamativas, além de direcionam a luz para objetos específicos.

lindo pendente branco

É justamente esta característica das luminárias pendentes que faz com que elas sejam altamente privilegiadas em uma diversidade de projetos, já que podem ser empregadas em diferentes ambientes da casa.

pendente branco de vidro

O direcionamento da luz tende a criar uma ambientação aconchegante, não só porque a luz não fica tão forte como também porque a lâmpada costuma ficar mais escondida, em particular nos modelos de cúpula fechados.

pendente preto e dourado

Outro detalhe que torna a luminária pendente muito atrativa é que os fios suspendem as luminárias costumam ser reguláveis, deixando assim a dica de colocá-las de acordo com o desejo pessoal.

pendente cobre

No entanto, elas não devem ser deixados com menos de 20 cm de extensão, a não ser que a intenção seja quebrar o efeito normalmente gerado por elas. Se o fio ficar muito pequeno, o resultado será similar ao de um plafon ou luminária de sobrepor.

pendentes lindos0

Então, o ideal é verificar antes, qual o efeito que se deseja para o ambiente. Esta intenção não fica bem em locais como cozinhas, salas de estar e salas de jantar. Procure usá-las com os fios no tamanho padrão.

belos pendentes

Vale ainda ressaltar quais são as medidas ideais para cada intenção. Quando está sobre uma mesa ou bancada, a luminária pendente deve ficar aproximadamente entre 70 cm e 1 metro de distância da superfície, para não ofuscar nem bloquear a vista, assim também ela não parecerá extensão do móvel.

pendente prata0

Se estiver no centro de um ambiente ou na passagem, a altura mínima é de aproximadamente 2 metros, para não ficar no meio do caminho de quem passa. Já sobre as mesas de cabeceira, ao lado da cama, os pendentes podem ficar mais baixos, a cerca de 40 ou 50 cm do móvel.

Luminária para Casa ou Escritório

No momento de construir, reformar e decorar, a escolha das luminárias tem de ser bem assertiva. A escolha, no entanto, não é feita apenas com base no gosto pessoal de cada pessoa, mas sim, baseada no estilo e personalidade da casa, bem como deve ser feita de acordo com cada ambiente.

iluminacao de sala integrada0

Há um tipo de luminária adequado para cada local da casa.  Também é importante considerar outro fator: os pontos e os circuitos correspondentes nas paredes e nos forros onde as luminárias serão instaladas.

iluminacao para o quarto0

As luminárias de sobrepor são aquelas cuja colocação é fixa no forro ou na laje, e ficam totalmente expostas, ou seja, com toda a peça aparente.

iluminacao moderna 600x289

Dentro desta categoria existem os spots, que são luminárias com peças que direcionam as lâmpadas para diferentes direções, os pendentes, que ficam suspensos no teto, e os plafons, que ficam rentes ao forro.

Já as luminárias de embutir possuem um mecanismo contrário de fixação às de sobrepor. Elas costumam ser encaixadas no forro, e por conta disso, não podem ser instaladas diretamente na laje, e sim em locais com forros.

Vale lembrar que a peça ficará totalmente escondida. Há diferentes tamanhos de luminárias de embutir, e essa medida deve ser analisada de acordo com a distância existente entre o forro e a laje, para não adquirir peças que não caibam.

linda iluminacao 600x4000

Também é importante considerar quantas luminárias de embutir serão necessárias para os pontos de lâmpadas.

iluminacao da sala

As luminárias de piso são mais conhecidas como colunas ou pedestais.

Estas ficam soltas e / ou apoiadas no chão. Há ainda outro modelo de luminárias de piso, o qual é solto e mais baixo, sem a coluna, e também como as de embutir são mais usadas em jardins ou próximas a paredes para criar destaque.

iluminacao na sala de estar 600x3830

Já as luminárias usadas no piso para delimitar e iluminar caminhos são conhecidas como batizadores. Estes modelos são ideais para cantos de sala e de outros interiores.

iluminacao para a sua casa 600x4080

Os famosos abajures são luminárias que ficam sobre as mesas, cabeceira de cama ou bancadas de trabalho.

iluminacao para apartamento

Assim como as luminárias de piso em forma de pedestal, as luminárias de mesa podem ser usadas como peças soltas, que podem variar de local, ou então ficarem ligadas à fiação embutida, e serem acionadas pelo interruptor.

iluminacao da sala de estar0

As arandelas são luminárias típicas de paredes internas. Podem ou não ter abertura para a colocação de lâmpada. Criam diferentes efeitos e luminosidade e conferem aconchego ao local onde são instaladas.

Luminária de Artesanato

As fitas K7 certamente são utensílios ultrapassados devido a toda a tecnologia que deu pulos de 15 anos para cá.

artesanato luminaria

Apesar disto elas poderão ser úteis e muito utilizadas para decorações, principalmente em quartos de meninos, com a chance de virarem luminárias muito divertidas, em alguns casos até mesmo mesas e assentos para cadeiras.

artesanato luminaria de papel

A dica é muito simples, e diversos designs ajudam nestas criações. Com uma técnica simples é possível se criar variações de acordo com a variedade e quantidade de fitas disponíveis.

artesanato luminaria natal

Para que se possa criar uma luminária de tamanho pequeno por exemplo, você precisa ter em torno de 30 fitas que devem ser de cores diferentes para que fique uma aparência bastante divertida.

artesanato luminaria diferente

Seu artesanato é bastante simplificado e para o fazer é interessante utilizar lacres plásticos por este motivo você precisa ter vários deles.

artesanato luminaria quarto

Na luminária estas fitas são colocadas em grupos de seis, que deverão formar em cada um dos lados um cubo. Estes lacres deverão ser passados por todas as laterais das fitas para que todas possam ficar unidas de forma segura. Sua face interior deverá ser aberta para que possa ser colocada sobre a base onde estará a lâmpada.

artesanato luminaria sala

Seguindo esta idéia é possível se criar uma série de outras coisas. Se quiser poderá ainda fazer um cubo maior, que pode virar uma mesa para as crianças.

artesanato luminaria sala jantar

Ou em alguns casos assentos e encostos para cadeira o que irá dar um visual retrô para os objetos de seu local.

Como iluminar o quarto das crianças

luminaria artesanal

O quarto dos pequenos deverá ser sempre bem iluminado, apresentando ambientes quentes, aconchegantes e confortáveis. Em qualquer idade da criança a iluminação deverá ser uma amiga e companheira, já que é lá que ela irá brincar e estudar.

A utilização para leituras e também lição de casa de muita luz é muito importante, pois não geram problemas de visão posteriormente.

As luminárias divertidas e criativas tornam os ambientes acolhedores, por isso na hora de criar a iluminação, além de criar objetos divertidos caso você tenha dúvidas é importante consultar um profissional para tirar suas dúvidas.

luminaria pendente linda bela luminaria pendente em madeira luminaria pendente branca abobora luminaria pendente floral

O que acharam dessas luminárias? Comente.

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!