Página Inicial > Viagens > Europa > Vai Viajar Para Lisboa? As Melhores Dicas Para Curtir Essa Bela Cidade

Vai Viajar Para Lisboa? As Melhores Dicas Para Curtir Essa Bela Cidade

Um dos locais turísticos mais indicados – e também procurados para se viajar pela Europa é Lisboa. Embora muitos turistas prefiram cidades maiores, quem já esteve por lá, acaba desejando voltar e recomenda de olhos fechados. O lugar além de lindo e repleto de história para contar é mais do que inspirador, em especial durante as tardes de por do sol. Capital portuguesa é cheia de beleza e de personalidade. Trata-se de uma cidade que foi construída no decorrer dos últimos três mil anos, às margens do estuário do rio Tejo, portanto, Lisboa não é apenas o celeiro das grandes navegações, mas um centro de cultura, história e muito entretenimento.

Algumas versões de historiadores afirmam que Lisboa teria sido fundada ainda pelos povos fenícios, durante o 2 a.C. e batizada com o nome de “ Allis Ubbo”, ou “Porto Encantador”, fazendo uma referência direta ao porto natural que o Tejo oferecia às embarcações. É muito provável que a versão esteja correta, uma vez que os povos  fenícios não tinham um território fixo e buscavam portos naturais de excelência para fixarem os seus comércios. E nada mais atrativo na Península Ibérica do que o porto de Lisboa, uma vez que era altamente estratégico – por ele passava todo o movimento náutico entre o norte da Europa, o Mar Mediterrâneo e o interior da Península Ibérica, o que acabou por torná-la um importante entreposto comercial.

Contudo, da glória à derrocada: em 1775 a cidade foi totalmente destruída por um dos maiores terremotos que assolou Portugal. A cidade foi reconstruída sob os comandos de Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal. Hoje, parte das paisagens lisboetas são testemunhos fiéis do rico passado local e detêm grande charme de antiguidade.

Bairros como Alfama, Chiado, Baixa Pombalina e Bairro Alto são cercados por edifícios históricos, bondes antigos, praças centenárias e restaurantes tradicionais. Há uma gama de vielas, calçadões e mirantes os quais são todos convites para caminhadas longas e contemplativas, que podem passar tanto por monumentos dedicados a antigos reis, como por estátuas de Fernando Pessoa.

Entretanto, Lisboa não figura como uma das cidades mais importantes e atraentes apenas por conta de seu passado histórico. Lisboa também se destaca como um dos principais polos de arquitetura de vanguarda e arte moderna da Europa. Em Lisboa, é possível passar dias apenas visitando edifícios e centros culturais ou atravessar noites inteiras na boemia.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!