Página Inicial > Iluminação > Lindos Castiçais para Deixar sua Casa Muito Charmosa

Lindos Castiçais para Deixar sua Casa Muito Charmosa

Objetos diversos – aprenda a usar castiçais e candelabros na decoração dos ambientes

Os castiçais são objetos que em outros tempos eram essenciais em todas as casas, independente da classe econômica ou origem da família. Objeto de utilização doméstica era usado para iluminar ambientes com velas, em um tempo em que não existia ainda a iluminação elétrica.

Os castiçais, com o passar, dos tempos, foram ganhando outros formatos, além de serem fabricados em diferentes materiais. Hoje, sua função é muito mais decorativa, uma vez que em raras ocasiões são acesas velas para fazer iluminação ou dar aquele toque mais intimista no ambiente. No entanto, vale ainda apostar na utilização de castiçais, em dadas ocasiões, para conferir uma ambientação mais intimista ao local, mesmo quando não são usados com o intuito de iluminação.

Atualmente, os castiçais são usados para decorar casas, apartamentos, ambientes empresariais, casamentos e festas de maneira geral. As mesas de jantar, o utensílio pode conferir bastante elegância em casos de reuniões familiares, de amigos ou festas mais elaboradas. O único requisito, conforme afirmam os especialistas em decoração de interiores de ambientes é que seja aplicado o bom gosto de cada um para a escolha e utilização desse tipo de peça.

A decoração feita com castiçais atribui sofisticação, certo toque de delicadeza – em especial dependendo do modelo da peça. No entanto, sempre vale ressaltar que a decoração com castiçais em momentos em que não cabe utilização da peça no ambiente, pode comprometer todo o conjunto decorativo, deixando o ambiente pesado e em descompasso.

O candelabro, por sua vez, é uma variação do tradicional castiçal. Entretanto, para fazer a diferenciação entre os dois objetos,  é fundamental saber a finalidade de cada uma das peças. O candelabro diferencia-se do castiçal por conta da quantidade de velas que nele podem ser colocadas. Enquanto o castiçal possui apenas um encaixe, o candelabro possui vários para que nele sejam colocadas mais de duas velas, simultaneamente.

Vale lembrar que o candelabro, assim como o castiçal, também é excelente peça decorativa. Alguns modelos chegam a ser bem trabalhados e com detalhes tão requintados que, assemelham-se aos lustres, que em sua forma possuem grande sofisticação.

Há vários modelos tanto de castiçais quanto de candelabros. Assim como os materiais de que são feitos, hoje, varia bastante. Há modelos que podem ser empregados em qualquer tipo de ambiente, assim como os que são mais adequados aos estilos mais clássicos e tradicionais. Também é possível fazer castiçais artesanalmente, usando como matéria prima elementos de reuso.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!