Página Inicial > Animais > Lagarto Pinóquio, Considerado Extinto Reaparece no Equador

Lagarto Pinóquio, Considerado Extinto Reaparece no Equador

A natureza é sempre cheia de surpresas, e depois de muitos anos, o incrível e colorido lagarto Pinóquio, que foi considerado como extinto foi avistado pela terceira vez em quinze anos por fotógrafos e pesquisadores nas florestas do Equador, o que é uma descoberta bastante surpreendente.

Depois de anos incansáveis de buscas, os pesquisadores conseguiram também documentar e fotografar o animal. Este que é um pequeno lagarto caracterizado por uma protuberância na ponta do seu focinho, que é bem parecida com um chifre de rinoceronte e que lembra bastante o boneco de madeira Pinóquio.

Sobre a descoberta da espécie

Esta espécie de lagarto foi descoberta no ano de 1953 e avistado em várias ocasiões durante os seus 15 anos seguintes de pesquisas. Para se ter ideia ele em meados dos anos 60 deixou de ser visto e foi considerado como extinto até ser visto novamente no ano de 2005 ao lado de uma estrada. No ano de 2010 vários membros de uma expedição que foi composta por herpetologistas da Bélgica, bem como do Equador e Estados Unidos acabaram avistando o animal e desde então não se soube mais nada parecido sobre o exemplar.

Este lagarto é um dos exemplares que possui a camuflagem mais perfeita da natureza permitindo que ele possa se esconder de vários predadores dentro da floresta, e também dos seres humanos. com isto para encontrar o animal as equipes da descoberta tiveram de realizar várias buscas durante a noite. Com isto é possível se perceber que os répteis são mais fáceis de serem encontrados no escuro já que a sua pele assume uma coloração mais esbranquiçada quando são iluminados por uma lanterna.

A redescoberta deste animal pode permitir um maior conhecimento de toda a sua espécie. E ao contrário do que se acreditava sobre o seu habitat, o animal nunca foi avistado nas áreas consideradas como mais centrais da floresta, eles vivem apenas em regiões consideradas fronteiriças.

Além disto foi descoberto que seu chifre, é considerado como uma grande arma na disputa de território e também para conseguir a atenção de fêmeas além de ser flexível.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!